Resposta de atividade Kurose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto




GESTÃO DE SEGURANÇA
DA INFORMAÇÃO


REDES DE COMPUTADORES E CONECTIVIDADE

Pós-Graduação Lato Sensu



Resolução de Exercícios da Apostila:
Capítulos 1, 2, 3, 4 e 5.



Patrick Tracanelli

Sílvia Calmon de Albuquerque




Universidade FUMEC
2009


Capítulo 1

1) Descreva o que são redes de computadores. Explique 2 vantagens do seu uso.

Redes de computadoressão agrupamentos de dispositivos computacionais e dispositivos de processamento de dados de qualquer tipo (computadores, PDA, celulares, video-game) inter-conectados por qualquer meio de comunicação, seja físico (cabos) ou não (radio-frequência), e principalmente, que se comuniquem através de pelo menos um protocolo lógico em comum.

Dentre as vantagens destaco duas: a integração deequipamentos que outrora não dispunham de funções em comum, como celulares, computadores pessoais, vídeo-games, portões eletrônicos ou até mesmo computadores de bordo de veículos auto-motores e centrais multimídia. Dentro desse modelo podemos considerar a vantagem de compartilhamento de dispositivos periféricos, mas também de dados em comum entre equipamentos de fim distintos.

A segunda vantagem é atransferência de dados organizada em protocolo de aplicações, que permite a vasta gamas de serviço que a comunicação em rede engloba, como navegação web, comunicação por voz e vídeo sobre rede de computadores, comunicação por texto, etc.

2) Quais são os 4 tipo de redes existentes? Cite 2 exemplos para cada tipo.

Estou assumindo que como “tipo de redes” a pergunta seja sobre a classificaçãotopológica de redes, que de forma geral acontece com base na distância (abrangência) da rede. Os tipos são as PAN (Personal Area Network), LAN (Local Area Network), MAN (Metropolitan Area Network) e WAN (Wide Area Network).


Exemplos típicos de PAN são comunicação bluetooth por exemplo entre um celular e o aparelho de som do carro, ou entre um celular e um laptop ou ainda as famosas redes decomunicação sobre porta paralela (hehehe quem nunca fechou rede TCP/IP sobre porta paralela – plip, parallel line IP – não viveu a parte romântica do começo das redes de computadores residenciais).

Outro exemplo são as redes locais (LAN) convencionais, baseadas em switch/hub, as mais comuns em empresas, escolas e afins, ou sua versão moderna, as Wlan baseadas em comunicação WiFi (IEEE 802.11).

Emredes metropolitanas (MAN) os exemplos mais comuns são os anéis ópticos de grandes operadoras de última milha, como InfoVias/CEMIG ou Engeset (grupo ALGAR), ou ainda Telbrax, e em São Paulo a rede da Telebras (TELB4 na bolsa de valores). As versões por radio-frequência de redes MAN (WMAN) são tipicamente novas, como a especificação IEEE 802.16.

Em ampla abrangência (WAN) temos as redesestabelecidas através de satélite (tipicamente a primeira WAN que foi fechada na ARPANET em Março de 1977), e outras utilizando tecnologia metro-ethernet como da Eletropaulo Telecom (São Paulo) ou a RENPAC da Embratel, ou ainda a RNP que tem abrangência internacional, chegando à Red Clara por exemplo.

3) A respeito das topologias físicas de redes de computadores, responda:
Quais são?
Descreva cadauma.
Explique 2 vantagens de cada uma.
Explique 2 desvantagens de cada uma.

As topologias segundo a apostila e autores como Kurose são: em barra, em anel, em estrela e em malha. Mas ainda existem as topologias em árvore, a fully connected e em linha.

Em barra:
Desvantagens: half-duplex; o acesso ao meio só pode ser realizado por 1 transmissor ao mesmo tempo; facilidade de sniffarinformações;
Vantagens: baixo custo era uma vantagem real, bem como simplicidade (menor complexidade); cabeamento BNC e conectores em T, extremamente baratos, permitem a comunicação em barra;
Em anel:
Desvantagens: um único ponto de falha compromete o anel de comunicação (risco alto de indisponibilidade); a comutação de dados acontece em fluxo único – simplex. Outra desvantagem é que o tempo...
tracking img