Resposta da pagina 24, do livro filosofando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTA DA PAGINA 24, DO LIVRO FILOSOFANDO (FILOSOFIA)

1. Todos nós somos filósofos, no sentido bem amplo, porque todos têm a capacidade de pensar., porque temos pensamentos em comum.
“O malque ha no mundo é compatível com a existência de Deus?”, “O que é que nos permitem distinguir se algo é belo ou não?”, “O que é a verdade?”, “O que nos garante que as coisas são como conhecemos?”.

2.Dentro da filosofia de Husserl o conhecimento está condicionado ao mundo da linguagem. Isso quer dizer que, quando eu digo "eu sei", estou dizendo algo que faz sentido apenas dentro do mundo dalinguagem. O que eu, enquanto ser humano, julgo saber, é uma verdade apenas para nós, humanos, nesta época e neste lugar. Daqui a cem anos o que hoje pensamos "saber" pode se tornar um "não saber", porexemplo - ou, o que aqui julgamos saber os chineses podem julgar um não saber, etc.

A verdade em si, portanto, não existiria para Husserl - ela seria algo contingente, isto é, algo que pode mudar aolongo do tempo e do espaço humano.
3. Radical: a palavra latina radix, radicis significa raiz, e no sentido figurado, fundamento, base. Portanto, a filosofia é radical não no sentido corriqueiro deser inflexível, mas enquanto busca explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Por exemplo, a filosofia das ciências examina os pressupostos do saber científico, domesmo modo que, diante da decisão de um vereador em aprovar determinado projeto, a filosofia política investiga as raízes (os princípios políticos) que orientam sua ação.
4. a) A máxima socrática“só sei que nada sei” refere-se a Sócrates, mas também á própria filosofia. Essa afirmação é a base na qual Sócrates inicia sua tarefa filosófica de indagar sobre os conceitos. Assim como Sócrates aatitude do filósofo não é a de quem sabe de antemão, mas daquele que indaga, questiona tudo o que parece obvio. b) O método socrático baseia se...
tracking img