Resposta da ofifna

1493 palavras 6 páginas
Notas: 1

(FUVEST-SP) Leia os versos abaixo, pertencentes a uma cantiga de amigo, do trovadorismo português.
Ai, flores, ai flores do verde ramo se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, e u é
(sabedes = sabeis; u = onde)
Encontre no trecho acima um exemplo de derivação imprópria.

Escolher uma resposta.

a. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo).
“amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) Errado b. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo).
“amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) Errado c. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo).
“amado” (particípio do verbo amar empregado com valor de substantivo) Errado d. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo).
“amado” (particípio do verbo amar empregado com valor de substantivo) Correto
.

Alternativa D

Derivação imprópria é o processo de alteração da classe da palavra (sem quaisquer alterações estruturais da palavra) em que esta passa a se referir a uma nova significação.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.
.

Question 2
Notas: 1

A frase em que os vocábulos sublinhados pertencem à mesma classe gramatical, exercem a mesma função sintática e têm significado diferente é:

Escolher uma resposta.

a. O carro popular a 12.000 reais está longe de ser popular Errado b. Curta o curta: aproveite o feriado para assistir ao festival de curta-metragem Errado c. O Brasil será um grande parceiro e não apenas um parceiro grande. Correto d. O novo novo: será que tudo já foi feito antes? Errado e. É trágico verificar que, na televisão brasileira, só o trágico é que faz sucesso Errado
.

Alternativa C

A palavra grande na alternativa “C” pertence a duas classes gramaticais. Na primeira “grande” é substantivo e na segunda é adjetivo.

Correto

Notas relativas a este envio:

Relacionados