resposta atividade avaliativa oficina educação ambiental anhaguera

475 palavras 2 páginas
ISO 14001 na FIAT
A Fiat Automóveis foi a primeira montadora brasileira de automóveis e veículos comerciais leves a obter o certificado da Norma ISO 14001- que especifica os requisitos relativos a um Sistema de Gestão Ambiental - em 19 de dezembro de 1997.
Uma das diretrizes da política ambiental da Fiat é levar a cultura de preservação para seus parceiros de negócios. Nesse sentido, a montadora vem buscando o aumento da conscientização das empresas fornecedoras, com a exigência de comprovação de licenciamentos perante os órgãos fiscalizadores, e observância de suas práticas ambientais.
a) Por que a empresa procurou essa certificação? Houve algum motivo especial (licitação, interesse em clientes específicos...)?
A empresa procurou a norma ISO 14001, porque colabora para a produção de bens e serviços que geram empregos, pesquisas e tecnologias. Além disso, promove o respeito ao planeta e às futuras gerações. Com essa certificação, as empresas aumentam a visibilidade no mercado nacional e internacional e consolidam a credibilidade junto a clientes, fornecedores e colaboradores.
b) Quais mudanças foram necessárias para a empresa se adequar à ISO?
A Fiat teve de se adequar as políticas ambientais, Planejamento (aspectos ambientais, Requisitos legais, Objetivos, metas e programas), Implementação e operação (Recursos, funções, responsabilidades e autoridades, Competência, treinamento e conscientização, Comunicação, Documentação, Controle de documentos, Controle operacional, Preparação e resposta à emergências), Verificação (Monitoramento e medição, Avaliação do atendimento a requisitos legais, Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva, Controle de registros, Auditoria interna, Análise pela administração).
c) Como essas mudanças foram implementadas? Houve apoio de todos os funcionários? Teve alguma "campanha" para envolver todos os colaboradores nesse projeto?
A montadora teve ações de sensibilização junto aos funcionários, visando a redução do

Relacionados

  • Psicologia
    9662 palavras | 39 páginas
  • taxinomia
    13182 palavras | 53 páginas