Resposta AA4 Introdu O Economia

309 palavras 2 páginas
1) Transações Correntes representam o saldo do balando de pagamento em conta corrente; esse saldo é o resultado de todas as operações com o exterior (incluindo receitas e despesas da balança comercial) e também representa o somatório líquido da : balança ou saldo de serviços, balança comercial, rendas e transferências utilitárias correntes.
Conta Capital e Financeira são operações entre residentes e não residentes, onde fazem parte a conta de capital e a conta financeira com investimentos direto do país e/ou investimento estrangeiro direto.
2) OMC significa Organização Mundial do Comércio; é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Tem como funções básicas: supervisionar as políticas nacionais, cooperar com organizações internacionais, servir de meio de negociações e gerenciar acordos multilaterais de comércio relacionados a bens, serviços e direitos de prioridade intelectual.
As consequências da criação da OMC são relativamente positivas, podendo destacar o fim das fronteiras entre políticas domésticas e externas e o apoio ao livre comércio.
3) Texto: A década de 80 no Brasil ficou conhecida como “a década perdida” devido a alguns fatores que fizeram a economia decair. O primeiro fator foi o esgotamento do modelo até então utilizado pelo país, que gerou um forte aumento na inflação; esse acontecimento esteve ligado tanto a estrutura institucional brasileira, como seus componentes que ocasionaram políticas relativamente caóticas. O segundo fator foi o desempenho bastante irregular do governo Figueiredo (1979-1984), fazendo com que a renda per capita declinasse e a linha da pobreza aumentasse no país; isso ocasionou a perda do poder de compra e consumo da população. Temos também uma enorme dívida externa que o Brasil adquiriu, colocando o país em déficit fiscal; foram mais de 20 milhões com dívidas externas. A situação cambial estava prestes a arruinar, uma vez que o resultado dos processos de exportação de

Relacionados