Responsabiliddade social - meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

BRASILIA-DF 2010

1 SUSTENTABILIDADE
1.1 CONCEITUAÇÃO
A sustentabilidade é considerada como um instrumento para conservar, manter, sustentar em longo prazo, especialmente, todos os recursos que estão envoltos no planeta. É por isso motivo, que a sustentabilidade deve ser considerada como um conceito em nível planetário, já que visa por meio deprocessos protegerem um todo. Na mesma linha, o renomado Instituto Arayara de Educação para a Sustentabilidade traz como conceituação do tema, que:
é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seusmembros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.(http://www.educadoressemfronteiras.org.br/)
É importante ressaltar quanto à sustentabilidade, que o laborar humano não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.Vale dizer, que ela também é apreciada como um elemento responsável por ordenar a civilização, as atividades humanas, os seus membros e as suas economias, é por isso que é considerado um meio de abranger todos os níveis de organizações sociais. Isso com o objetivo de preencher as suas necessidades, e, desde logopromulgar o seu potencial vigente, assim como preservar a biodiversidade e os ecossistemasnaturais, utilizando-se, para tanto de planejamentos com o intuito de atingir pró-eficiência e manutenção dos ideais expostos.
1.2 SUSTENTABILIDADE APLICADA AO SANEAMENTO BÁSICO DOS MUNICÍPIOS E EXEMPLIFICAÇÕES DE INSTITUTOS, QUE A SUSTENTAM COMO BASE DE SUAS AÇÕES
A sustentabilidade aplicada ao saneamento básico dos Municípios é um tema de extrema controvérsia, isso devido ao fato de assoluções nem sempre serem encontradas, ou por realmente não serem viáveis a gestão governamental.
A justificativa para essa dificuldade está relacionada ao fato de as populações estarem em constante desenvolvimento, o que, consequentemente, gera mais desgastes com os recursos naturais, assim como há uma maior produçãolixo, que pelo acumulo não consegue possuir a sua destinação correta, ou por nãopossuir tecnologias avançadas para lidar com eles.
Dessa forma, é necessário buscar soluções cujos princípios sejam pautados na sustentabilidade, isso destinado a solucionar problemas, que estão envoltos ao meio ambiente. Visto que, de modo algum não se pode ignorar essa problemática, referente à insuficiência do saneamento em alguns Municípios brasileiros.
Algumas soluções são à aplicação de açõessustentáveis, que visão a recuperação do meio ambiente. São notáveis exemplos os Institutos Arayara, o Instituto Ambiental, que tem como missão utilizarem a sustentabilidade para trazer as devidas soluções referentes ao saneamento básico.
O Instituto Arayara visa à sustentabilidade para dar solução a problemas ambientais, o qual inclui o saneamento básico. A sua missão é buscar por meio daconscientização da importância de preservar o meio ambiente, já que não se pode ignorar algo que poderá prejudicar as futuras gerações, assim, a educação ambiental é um excelente instrumento para primar por uma sociedade sustentável. Segue um relato da história deste tão renomado Instituto:
O início da história da Arayara tem raízes em trabalhos voluntários, executados por pessoas que faziam...
tracking img