Responsabilidades do franqueado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
EDERSON BORSATO
ANDRÉ LUZZI
VIDINEI FORLIN

FRANCHISING

CHOPINZINHO
2011
[pic]
EDERSON BORSATO
ANDRÉ LUZZI
VIDINEI FORLIN

RESPONSABILIDADES DO FRANQUEADO

CHOPINZINHO
2011
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, abordaremos sobre a necessidade dos empreendedores conhecerem como é o funcionamento de uma franchising, quais as suas atribuições, seus direitos e seus deveres perante ainstituição franqueadora.
Saber o que se espera de um serviço prestado, auxilia de forma imensurável no melhor andamento possível deste trabalho, visando ainda mais o resultado esperado, alcançando-o principalmente com satisfação pelo que faz.
Devido o crescimento de mercado, diversas empresas vêm buscando novos métodos dentro das próprias instituições para tornarem-se competitivamenteviáveis, mas nem sempre a melhor resposta esta dentro da própria instituição, a busca por parceiros que tenham a mesma visão de crescimento é uma ferramenta essencial para o sucesso tanto financeiro quanto empresarial.

RESPONSABILIDADES DO FRANQUEADO

Franchising é um sistema de negócios que permite que diversos empresários desenvolvam algumas das marcas mais conhecidas do mercado - comoMcDonald´s, Fisk, O Boticário, entre muitas outras. Podemos entender então, que o franchising é uma forma de replicar ou clonar o sucesso de um negócio estabelecido e bem-sucedido. Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ouserviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem onegócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.
Não basta um negócio de sucesso, com clientela potencialmente garantida, padrões de procedimento bem definidos e estratégias corretamente delineadas para que uma franquia seja bem sucedida. Há pequenos detalhes que podem colocar tudo a perder. Todos são muito simples, mas podem passar despercebidos ao franqueado, eufórico com apossibilidade de tornar-se dono de seu próprio empreendimento, levando por água baixo todas as suas expectativas, assim como seu investimento. De acordo com especialistas do segmento de franchising, 99% dos fechamentos de empresas franqueadas no Brasil podem ser atribuídos a apenas cinco fatores. Caso os empresários consigam superar esses cinco obstáculos, o negócio tem todas as chances de dar certo.O local onde a franquia será montada é o ponto de partida e o maior responsável por grande parte do sucesso ou não de um empreendimento. Um mesmo negócio, em lugares diferentes, pode faturar de zero a mais de alguns milhares de reais é o ponto, ou seja, seu potencial de mercado, que vai influir nesse valor.

A capacidade de gestão do franqueado e de seus gerentes, por sua vez, é crucial einterfere sim na rentabilidade da franquia. Um bom empreendedor aumentará ainda mais a potencialidade do ponto, elevando ainda mais o percentual de lucro na mesma proporção de sua capacidade administrativa.
Ter capital de giro é fundamental para poder impulsionar o empreendimento. Um franqueado que investe a maior parte de seu capital na franquia pode acabar tendo que redimensionar seu negócio ouaté mesmo vendê-lo em períodos menos prósperos.
Da mesma forma, o franqueado que acredita ser seu papel apenas pagar a taxa de franquia e passar na empresa para fazer saques no caixa uma vez por mês pode se surpreender. Sem um Plano de Negócios bem definido, antes mesmo da assinatura do contrato de franquia, o empreendimento pode gerar muitas frustrações e prejuízos.
Por fim, para ser uma...
tracking img