Responsabilidade solidaria do profissional da contabilidade

Páginas: 3 (597 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
Responsabilidade do Contador perante Débitos Tributários
Rodrigo de Abreu Gonzales*
1.Introdução

Desde os albores do século XVI, a profissão de contador é referenciada como uma das maisimportantes e de expressão no âmbito da administração da vida pública e privada. Nos tempos de colônia, o Brasil esteve regido pelas Ordenações Manuelinas e Filipinas. Com isso, todos os atos ou negóciosempreendidos em território nacional deviam obrigatoriamente estar sendo orientados por intermédio único e exclusivamente de um contador. Ademais, a responsabilidade do contador em todas as contas deorigem pessoal como a advinda de ritos processuais era evidenciada em todos os textos legais. As Ordenações Filipinas expressam no Livro I Título XCI e que trata da função e responsabilidades do contadore penalidades por não empregar seus préstimos laborais, a saber:

“Titulo XCI

Dos Contadores dos feitos e custas, assim da Corte, como do Reino

Os Contadores das custas as contarão, assim aspessoas, como as do processo, que são o que os Scrivães e Tabeliães hão de haver da scriptura, e o salário dos Procuradores, e outros quaisquer Oficiais. As quais não contará outra alguma pessoa nanossa Corte, nem da Relação do Porto, nem nas cidades, villas e lugares, onde Contadores de custas houver. E sendo a conta per outrem feita, seja nenhuma e de nenhum outro efeito, e torne-se a fazer pero Contador, a que pertencer. E aquele, que a der a fazer a outrem, pague ao Contador de pena o dobro do que houvera de haver da tal conta, além do seu saldo ordenado, que lhe della montar.”

Com oavançar dos tempos, a normatização contábil se fez necessária e presente e foi materializada pelo órgão de classe, o que proporcionou um norteamento bem fundamentado das atividades que deveriam sereticamente e profissionalmente conduzidas tanto em ambiente do direito privado como público. O Conselho Federal de Contabilidade - CFC através da Resolução N° 580 de 28 de outubro de 1983 regulou as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Responsabilidade do Profissional de Contabilidade
  • Responsabilidade civil e penal do profissional de contabilidade
  • Responsabilidade solidária
  • Responsabilidade solidária
  • A responsabilidade solidária
  • RESPONSABILIDADE SOLIDARIA
  • responsabilidade solidaria
  • Responsabilidade Solidaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!