Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Se observarmos o homem no decorrer da sua evolução, verifica-se que este, no início da sua existência, adaptou-se ao meio ambiente, utilizando estratégias de sobrevivência que causavam baixo impacto ao ecossistema no qual estavam inseridos. Entretanto, no decorrer da sua história e de forma paralela com o desenvolvimento tecnológico, o homem descobriu que, além de produzir etransportar possuía a capacidade de armazenar. Tal descoberta transformou sua forma de relacionamento e uso, com o meio ambiente. A partir de então, as modificações ambientais, que ocorriam em pequenas escalas passaram a assumir proporções significativas.

DESENVOLVIMENTO
1. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
Com o decorrer dos Séculos e da evolução tecnológica podemos perceber que várias mudançasocorreram. Uma delas que podemos observar é a do desenvolvimento socioeconômico, que atualmente está fundamentado em três aspectos: uso das tecnologias agressivas e poluidoras ao meio ambiente; crescimento econômico ilimitado; e uma cultura social orientada para o consumo e o acúmulo de bens materiais. Esse é o cenário em que as organizações estão inseridas.
Porém com as mudanças ambientais,decorrentes das ações degradadoras do homem para com o meio ambiente, a necessidade de preservação ambiental tem-se tornado algo cada vez mais urgente. Nesse sentido, é freqüente as empresas procurarem formas de amenizar o efeito de suas ações tentando adequar-se às necessidades ambientais. Isto é, procurarem meio de agir de maneira responsável com o meio ambiente.

2. PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOSNA ATUALIDADE
São vários os problemas apontados por organizações ambientais como World Wide Fund (WWF) e Greenpeace, e mesmo por órgãos governamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, alguns são apontados como mais urgentes ou mais alarmantes. Na lista dos principais problemas ambientais da atualidade estão questões como aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies,diminuição dos recursos hídricos, consumo e lixo.

2.1. DESMATAMENTO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES.
A exploração comercial dos recursos materiais está levando a natureza a um colapso. Florestas inteiras são derrubadas para comercialização de madeira ou queimadas para que se dê lugar a pastos para gado, ou mesmo pela simples expansão das cidades.
Os animais, através da caça predatória paracomercialização de sua pele e carne, do tráfico ilegal, ou por causa da destruição de seu habitat, também correm grande risco de desaparecerem.
Soma-se a isso a mineração e a indústria poluente e o resultado é a extinção de espécies animais e vegetais – muitas já desapareceram, e um número igualmente grande está em vias de desaparecer. E o planeta todo, especialmente os seres humanos, já estão sentindo asconseqüências.
O Brasil também assiste, ano após ano, sua riqueza natural desaparecendo. Um relatório divulgado pela ONU ecológica World Wild Fund (WWF) apontou que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original.
O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 9% da mata sobrevive a cobertura original de 1500. No mundo todo, 150 mil quilômetros quadrados de florestatropical são derrubados por ano, sendo que no Brasil, esse número gira em torno de 20 mil quilômetros quadrados.

2.2. DIMINUIÇÃO DOS RECURSOS HIDRICOS.
Cerca de 70% do planeta é coberto por água, porém apenas 2% da água do planeta é doce, ou seja, própria para o consumo. Desta pequena parcela, 90% está no subsolo ou nos pólos, em forma de gelo.
O Brasil possui a maior reserva de água doce domundo, cerca de 12% de toda água doce do planeta. Mas está reserva está ameaçada pelo mau planejamento do uso, pela poluição e pelo desperdício.
A escassez de água se deve basicamente à má gestão dos recursos hídricos e o aumento da demanda e não á falta de chuvas. Uma das maiores agressões para a formação de água doce é a ocupação e o uso desordenado do solo.
Relatórios da Organização das Nações...
tracking img