Responsabilidade socioambiental nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade socioambiental nas organizações

Introdução 3
2- Fundamentos teóricos 4
2.1 Conceito de responsabilidade socioambiental 4
2.2 Os principais problemas ambientais da atualidade. 4
2.3 O impacto dos problemas socioambientais nas empresas. 4
2.4- A relação entre ética e responsabilidade socioambiental 5
2.5- A utilização extensiva de combustível fóssil 6
2.6- A riquezamundial e a indústria petrolífera. 7
2.7- As conseqüências da crise do petróleo. 8
2.8- Os investimentos em energias limpas. 8
2.9- As leis ambientais e a dominação. 9
3- Análise do texto. 11
3.1 - Coerência e incoerência do texto. 11
3.2- O discurso e a ação. 11
3.3- Ação social e dominação legítima. 11
3.4- Papel dos gestores frente aos desafios socioambientais 12
4- As questõesadministrativas 12
4.1- As funções administrativas e a responsabilidade socioambiental 12
4.2- A teoria administrativa e as questões socioambientais da Petrobras. 13
4.3- Organizações regionais e as preocupações socioambientais. 13
5- Conclusão 14
Referências 15

Introdução

Este trabalho aborda a questão da responsabilidade ambiental das organizações e para isso está organizado em quatro capítulos:a fundamentação teórica da responsabilidade socioambiental, a análise do texto, as questões administrativas e a conclusão.

A fundamentação teórica da responsabilidade socioambiental das empresas estuda os conceitos de responsabilidade socioambiental, os principais problemas ambientais da atualidade, os impactos que os problemas socioambientais causam nas empresas, as questões envolvendo a éticae a responsabilidade socioambiental, a questão da utilização de combustíveis fósseis e a riqueza da indústria petrolífera, as conseqüências da crise do petróleo, os investimentos em energias limpas e as leis ambientais sob a ótica da dominação.

A análise do texto se fez pelo estudo da coerência e incoerência dos textos, os diferentes discursos e a comparação entre discurso e ação, a açãosocial e a dominação legítima e o estudo do papel dos gestores das empresas diante dos desafios socioambientais.

As questões administrativas foram analisadas levando-se em conta as funções administrativas, as questões socioambientais da Petrobras e a análise das ações que demonstram responsabilidade social por parte de algumas empresas regionais.

2- Fundamentos teóricos

A fundamentação teóricadeste trabalho aborda os conceitos de responsabilidade socioambiental, os principais problemas ambientais da atualidade, o impacto dos problemas socioambientais nas empresas, A relação entre ética e responsabilidade socioambiental, A utilização extensiva de combustível fóssil, A riqueza mundial e a indústria petrolífera, As conseqüências da crise do petróleo, Os investimentos em energias limpas,As leis ambientais e a dominação.

2.1 Conceito de responsabilidade socioambiental

O Idec entende que a responsabilidade socioambiental "é uma postura ética permanente das empresas no mercado de consumo e na sociedade. Muito mais que ações sociais e filantropia, a responsabilidade social, no nosso entendimento, deve ser o pressuposto e a base da atividade empresarial e do consumo. Engloba apreocupação e o compromisso com os impactos causados a consumidores, meio ambiente e trabalhadores; os valores professados na ação prática cotidiana no mercado de consumo - refletida na publicidade e nos produtos e serviços oferecidos; a postura da empresa em busca de soluções para eventuais problemas; e, ainda, a transparência nas relações com os envolvidos nas suas atividades" (Guia deResponsabilidade Social para o Consumidor, 2004, p. 4).


2.2 Os principais problemas ambientais da atualidade.

Segundo as organizações ambientais como World Wide Fund (WWF) e Greenpeace e órgãos governamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), existem vários problemas ambientais, porém alguns mais urgentes ou mais alarmantes: aquecimento global; desmatamento e extinção de espécies;...
tracking img