Responsabilidade socio ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILME: A ORIGEM DAS COISAS
* Porque se critica o “sistema linear” econômico?
R: Por que o mundo virou capitalista sem pensar na sustentabilidade do sistema, só se pensa em explorar,produzir, consumir e descartar, mas esse mundo é finito, e ele está sendo sufocado. O sistema precisa de mudanças, pois o planeta não tem capacidade para somente dar, ele tem que receber também, a começarpelo: reduzir, reutilizar e reciclar. Essa simples iniciativa tem que ser plena, na proposta de melhorar a qualidade do planeta e consequentemente da sociedade.

* O que é obsolescênciaplanejada? E perceptiva?
R: Obsolescência planejada é uma outra forma de dizer “criado para ir para o lixo”, são coisas planejadas e produzidas com o intuito de “data de validade” curtíssima, paraque o consumo de um novo seja rápido. Obsolescência perceptiva, nos convence a jogar fora coisas que ainda são perfeitamente úteis, para seguir um modismo, tornando uma necessidade de compra nosconsumidores sem que haja necessidade de fato. Grande parte desse consumo surge para elevar status diante da sociedade em que se vive.

* O consumo, segundo o filme, dá felicidade?
R: Oconsumo gera uma felicidade momentânea! No instante em que se adquire um novo produto, esse momento, gera felicidade, porém, segundo o filme, esse ciclo-vicioso tem uma duração de“trabalhar-ver-comprar”. A publicidade bombardeia informações ao consumidor estimulando a compra contínua, mostra que o consumidor precisa sempre estar atual com suas posses e exterminar as obsoletas. A felicidade estáno ato de adquirir algo novo, atual. Não existe mais a felicidade no tempo livre, pois nos países capitalistas as pessoas estão trabalhando cada vez mais para poder consumir mais, essa é amentalidade de felicidade, uma felicidade descartável que usa e joga fora.

.

TRABALHO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
FILME: A ORIGEM DAS COISAS
PROFESSORA: NADJA GUITTON
ALUNA: ÚRSULA...
tracking img