Responsabilidade socio ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O fim do regime de Bretton Woods como reação do império norte-americano

Uma das explicações correntes sobre a crise que levou o fim do regime monetário de Bretton Woods refere-se à combinação de dois fatores. Em primeiro lugar, o forte aumento da circulação de dólares devido aos sucessivos déficits no balanço de pagamentos do

Supõe-se então que esses dois acontecimentos criaram um excedentede dólares incompatível com a quantidade de ouro disponível no Fort Knox que deveria servir de lastro para o dólar. Diante disso, em agosto de 1971, incapaz de conter a especulação no mercado cambial, o governo Nixon teria sido obrigado pelos mercados a abolir o acordo que previa a conversibilidade do dólar em ouro.


A nosso ver, um dos problemas dessa análise é que ela superestima o papeldos mercados nos acontecimentos que levaram a quebra do acordo de Bretton Woods. Por essa interpretação, o governo norteamericano teria ficado refém do poder avassalador dos capitais privados multinacionais.


O objetivo deste artigo é analisar brevemente o período entre o estabelecimento do acordo (1944) até a sua quebra (1971-1973), mostrando que as causas do fim do padrão dólar-ouro foram,em grande parte, conseqüência das próprias políticas de reconstrução da Europa definidas pelos EUA em razão da guerra fria e da sua estratégia para manter a todo custo sua posição hegemônica dentro do sistema monetário internacional.


O acordo


A guerra não havia terminado quando 44 países decidiram se reunir entre 1º e 22 de julho de 1944 em Bretton Woods (New Hampshire) a fim deconstruir um novo padrão financeiro internacional capaz de promover a estabilidade econômica no pós-guerra. No entanto, o número é menos representativo do que se imagina. Às vezes não se leva em conta que, de todos os países reunidos, apenas dois, EUA e Inglaterra, tinham condições efetivas de influir nas decisões do encontro, sendo que o primeiro estava numa posição muito superior, pois a guerra, comexceção de Pearl Harbor, foi travada fora do seu território. Os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) evidentemente não estavam representados. A França ainda permanecia sob ocupação alemã e grande parte da Europa estava devastada pela guerra. A ex-URSS participou marginalmente das negociações e os países menos desenvolvidos tinham pouca influência no cenário internacional.


NaConferência, o governo norteamericano objetivava trazer à tona uma nova ordem econômica e financeira que, de fato, já estava na sua pauta desde o fim da Primeira Guerra Mundial; ou seja, uma ordem baseada no livre comércio e na plena liberdade de movimentação de capitais. Porém, nem tudo saiu como planejado.

CAP. 1 – O processo de globalização financeira
O primeiro capítulo deste trabalho procurarámostrar historicamente os processos que
contribuíram para que a globalização financeira acontecesse. Nenhum mercado financeiro existe
se por trás dele não existir uma economia real ativa que sustente as operações financeiras
realizadas sobre ela. A criação da OCDE, com o aumento no comércio internacional gerado por
ela será o ponto de partida para a análise feita no primeiro capítulo. A partirdaí, abordaremos o
tratado de Bretton Woods e sua importância para o desenvolvimento do mercado financeiro
internacional assim como a criação de duas grandes instituições: O FMI e o BIRD. Em seguida,
analisaremos a importância do regime de câmbio flutuante para a confiabilidade dos sistemas
financeiros internacionais e passaremos também o foco a um tema de grande importância para odesenvolvimento da globalização financeira: O início do mercado de bonds e de securitização de
dívidas.
1.1 A criação da OCDE e sua participação na globalização financeira
Situaremos como início da nossa análise o período pós segunda guerra mundial. Desta
maneira, a criação da OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico se
mostra um marco importante para abordarmos....
tracking img