Responsabilidade socio-ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas da questão 3
1 - Defina responsabilidade socio ambiental
É a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.
Apesar de ser um termo bastante utilizado, é comum observarmos erros na conceitução de responsabilidade sócio-ambiental, ou seja, se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meioambiente e a sociedade esta ação não pode ser considerada responsabilidade sócio-ambiental, neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostas.
Responsabilidade socioambiental (RSA) é um conceito empregado por empresas e companhias que expressa o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais que envolvem a produçãode sua mercadoria ou a realização de serviços, para com a sociedade e o meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos sem redução nos lucros.
A Responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção epadrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais conseqüentes da atuação administrativa da empresa.
São exemplos de programas e projetos de Responsabilidade Socioambiental: inclusão social, inclusão digital, programas de alfabetização, ou seja, assistencialismo social, coleta de lixo,reciclagem, programas de coleta de esgotos e dejetos, e questões que envolvem: lixo industrial, reflorestamento X desmatamento, utilização de agrotóxicos, poluição, entre outros.
REFERÊNCIAS
1. ↑ Fonte da Linha do Tempo: www.ethos.com.br
* Borba, Elisabete Regina de Lima. Terceiro Setor: responsabilidade social e voluntariado. Curitiba: Champagnat, 2001
* Duarte, Gleuso Damasceno.Responsabilidade social a empresa hoje. Rio de Janeiro: LTC, 1996
* Machado Junior, Eliseu Vieira. Incorporação da dimensão sócio-ambiental ao balanced Scorecard. São Paulo: Prisma, 2005
* Melo Neto, Francisco Paulo de. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001
Fonte: Responsabilidade Socioambiental no Sistema Financeiro - Uma perspectivaGeográfica, de Leme, Kelly D.

2 – Vc deverá elencar (citar) quatro problemas ambientais que enfrentamos na atualidade
QUAL A SITUAÇÃO AMBIENTAL DO PLANETA NESSE COMEÇO DE MILÊNIO?

Nós iniciamos o terceiro milênio enfrentando um vasto número de problemas ambientais, que ameaçam não só o equilíbrio ecológico do planeta, como a vida de sua biodiversidade, inclusive a vida humana. Isso nos impõe umareflexão mais cuidadosa sobre algumas questões existenciais de crucial importância:
* Nosso planeta tem condições de superar e sobreviver a esses problemas?
* Qual a situação atual do meio ambiente planetário?
Para que possamos refletir sobre tais indagações é importante que façamos uma sintética avaliação dos principais problemas ambientais que nos ameaçam nesse começo de milênio. Impõe-se quenos preocupemos imediatamente, pela relevância e urgência de seu enfoque, uma vez que representam perigo iminente ao planeta, a despeito da existência de inúmeros outros, com os seguintes fatores de degradação ambiental:
-Falta de água; Desmatamento; Aquecimento global; Buraco na camada de ozônio; Chuva ácida; Lixo; Perda da biodiversidade; Poluição; Queimadas; Superpopulação.
Iniciemos nossaavaliação pelos problemas relacionados à carência ou má qualidade da água.
Ninguém desconhece a gravidade de tal situação hoje em dia. A princípio observamos que, apesar de a Terra ser um planeta coberto por mais de dois terços de água, quase toda ela é composta por água salgada, de difícil utilização. Sobram apenas 2,5% (dois e meio por cento) de toda a água do planeta sob a forma de água...
tracking img