Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da ética e responsabilidade social dentro das corporações

Resumo

O objetivo desse estudo é identificar e avaliar os aspectos predominantes da ética e da responsabilidade social, mostrando uma análise do relacionamento com as corporações.
Essa relação é definida a partir da integração com a estrutura teórica: ética e responsabilidade social proposta por maximiano (2006) - teoriageral da administração. Para a análise proposta, são coletados, por meio do filme the corporation, dados de uma amostra indicativa composta com exemplos de várias corporações.
As avaliações demonstram a predominância de uma falta de ética e responsabilidade social das corporações com a sociedade, e a insatisfação de seus funcionários diante de um inadequado sistema.

Abstract

The objective ofthis study is to identify and evaluate the main features of ethics and social responsibility, thus showing an analysis of the relationship with the corporations.
This relationship is defined as the integration with the theoretical structure: ethics and social responsibility proposed by maximiano (2006) - the general theory of administration. For this analysis, data of a indicative sample composedwith examples of several corporations are collected through the movie the corporation.
Evaluations demonstrate the predominance of a lack of ethics and social responsibility of corporations to society, and the dissatisfaction of their employees facing an inadequate system.
Introdução
A ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoase organizações. A ética lida com aquilo que pode ser diferente do que é, da aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, sejade modo absoluto".
Responsabilidades éticas correspondem a atividades, práticas políticas e comportamentos esperados ou proibidos por meio da sociedade, apesar de não codificados em leis, elas envolvem uma série de normas reparadoras ou expectativas de comportamento para atender àquilo que os diversos públicos (Stakeholders), com os quais a empresa se relaciona, consideram legitimo, correto,justo ou de acordo com seus direitos morais ou expectativas. (Ashley, 2006, p.5)
A discussão sobre a ética abrange e questiona inúmeros aspectos da administração das organizações e de suas relações com a sociedade (Maximiano, 2006, p.415).
Essas responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos. Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamentecorreto ou incorreto, tanto por parte do individuo, quanto com relação aos outros. É dessa maneira que valores morais e éticos se completam (Ashley, 2006, p.5).
A ética abrange além de tudo as relações da empresa com seus empregados, (Maximiano, 2006, p, 416). Também focaliza representações imaginárias que dizem respeito aos agentes sociais e o que se espera deles, que comportamentos são bem vindos,qual é a melhor maneira de agir coletivamente, ou o que é certo e errado, o que é permitido e proibido, a virtude e o vicio. (Ashley, 2006, p.5, apud Ibid. p.29)
Muito da ética na administração está ligada as obrigações que as corporações possuem em relação à sociedade. Então se entende que as organizações devem agir de maneira que propicie também o interesse social e não só o lucrativo.
ParaMaximiano (2006, p.426), o principio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais que existem com a autorização da sociedade, utilizam seus recursos e afetam sua qualidade de vida.
A partir da aceitação de uma análise que inclui ética e responsabilidade social, a questão de pesquisa que direciona este estudo é:
Quais as obrigações e direitos das...
tracking img