Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social – Conceitos e definições

Até pouco tempo atrás, as organizações se preocupavam em ofertar bons produtos e serviços, com respeito e coerência a seus fornecedores, clientes e colaboradores, obtendo lucro, o que já era considerado suficiente e adequado.
Este cenário tranquilo mudou, sofrendo alterações e atualizações. Afinal, hoje em dia, o mercado passa por grandestransformações, tais como: o aumento da competição entre as organizações, o aumento da renda da população brasileira - milhões de pessoas relocadas na chamada classe C, o aumento do poder de compra que faz com que esta população influencie diretamente a forma de gerir os negócios das organizações, já que está mais exigente e atenta!

Embora diversas pesquisas (Revista Opiniãowww.revistaopiniao.com, Folha de São Paulo http://www1.folha.uol.com.br, artigos www.webartigos.com.br no Brasil) demonstrem que, as pessoas não estão sendo influenciadas pelas posturas ambientais e sociais das organizações, isso não faz com que a Responsabilidade Social e Ambiental seja um item a não ser considerado pelas organizações. Pois, em longo prazo (e isto já ocorreu em outros países), a sociedade com aexperiência do consumo passa a valorizar itens subjetivos, exigindo cada vez mais das organizações. E um comportamento coerente das organizações em suas questões sociais, é o mínimo exigido.
E por que isso é relevante (acentuado)? Ora, cabe à organização dar uma resposta às necessidades existentes e procurar de forma clara e objetiva, fornecer o máximo de produtos ou serviços por um mínimo de preçopossível. Nela ainda, devem se destacar uma série de características subjetivas relacionadas à mercadoria, como o status, a marca, etc. e é aqui que entra também a Responsabilidade Social e Ambiental.
Ao redor do mundo, o debate sobre o papel a ser desempenhado pelas organizações como agentes sociais do desenvolvimento são cada vez maiores, por ser indispensável ao desenvolvimento humano, sendoimprescindíveis suas responsabilidades frente às carências da comunidade onde está inserida.
Esse conceito faz frente à forma como as organizações eram conduzidas anteriormente, pois era um conceito enraizado, como melhor descrito pelo ganhador do Nobel de Economia Milton Friedman (1970) “a única responsabilidade social das empresas é a de aumentar os lucros de seus acionistas”.
Afinal se asorganizações já cumprem com as suas responsabilidades tributárias, fiscais, trabalhistas e ambientais porque deveriam adotar outras obrigações além daquelas já decretadas pelas leis? Por que deveriam assumir competências que são de inteira responsabilidade do Estado?
Como as organizações já perceberam que não podem simplesmente ignorar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e localidades,iniciaram um movimento de cidadania compartilhada, ou melhor, Responsabilidade Social, no qual procuram assumir compromissos para que o futuro seja mais adequado e igualitário, mais humano e menos injusto. Pois como já dizia Ashley (2002 p.6-7):

“o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou aalguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela.”

Dessa forma, podemos entender que uma organização que investe em programas sociais tem melhor capacidade de satisfazer seus clientes por meio da imagem positiva.
As organizações assumem funções e compromissos de itens que atéentão deveriam ser de responsabilidade exclusivamente do Estado, mas como o governo não consegue fazer frente a essas carências em todos os locais, as organizações, de forma mais rápida e segura, conseguem suprir estas demandas existentes, às vezes com formato mais eficiente e produtivo.

Preservação

A questão da Responsabilidade Social é assumir compromissos e responsabilizar- se socialmente...
tracking img