Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O crescimento econômico e populacional traz benefícios, mas em contrapartida esse crescimento necessita de grande exploração dos recursos naturais, o que ocasiona grandes malefícios ao meio ambiente e aos seres humanos. A água é um recurso natural indispensável à vida e ao desenvolvimento de atividades humanas. Mas a contaminação desta por falta de saneamento constitui um importante meio detransmissão de doenças. O lançamento in natura de esgoto nos recursos hídricos provoca muitos problemas, resultando em impactos negativos de cunho econômico, ambiental e social.
Na Tabela são relacionados os impactos e as principais consequências no meio ambiente provocado por alguns fatores relacionados com o esgoto:

Aspecto em foco Consequências
Sólidos suspensos e dissolvidos• Diminuição da vazão do rio e de volumes de
armazenamento (Assoreamento) → inundações;
• Soterramento de animais e ovos de
peixes.Aumento da turbidez da água → redução da
transparência da água → diminuição da atividade
fotossintética → redução do oxigênio dissolvido →
impactos sobre a vida aquática.
O consumo acelerado dos recursos naturais esta causando escassez do mesmo. Obrigando o homem anovos métodos para produzir e crescer sem afetar o meio ambiente.

No Estado de São Paulo esta uma das maiores operadora de serviços de água e esgoto do mundo. Que adotou o modelo de administração descentralizado, atendendo a legislação estadual de recursos hídricos e tornou mais eficaz e rápido o atendimento a demandas ambientais, sociais e locais, de clientes privados e prefeituras.
        Produzaproximadamente de 65 mil litros de água por segundo, com o total de 1.516km de adutoras e 331 reservatórios com capacidade para armazenar 1,8 milhões de litros de água. Para abastecer toda a população com água potável de excelente qualidade ela passa por vários sistemas de tratamento de água.
        A água é conhecida como solvente universal, mas sempre retêm alguns resíduos dos materiais com osquais entra em contato. Mesmo a água doce contém resíduos das substâncias presentes. Neste sentido procura-se utilizar a mais alta tecnologia de tratamento para eliminar todos os poluentes e agentes ameaçadores a saúde.
         Nas estações de tratamento, a água bruta passa por diversos processos. As principais são: desinfecção, coagulação, floculação, decantação, filtração, correção do pH efluore tação. Após o tratamento ela é armazenada em mananciais: primeiro em reservatórios de distribuição e depois em reservatórios estratégicos das cidades. Todas essas ações são planejadas e controladas para garantir o abastecimento ininterrupto aos consumidores, visando diminuir o índice de perda da água.
           A Sabesp criou o Programa de Controle de Redução de Perdas, com a adoção dediversos programas como com isso ela visa não só fornecer água de boa qualidade, mas também se preocupa com a água que é desperdiçada. Ela garante a qualidade do produto e a saúde da população.
           Há também a chamada água de reuso que é o reaproveitamento da água dentro das estações de tratamento de esgoto para inúmeras finalidades, como geração de energia e refrigeração de equipamentos, nosprocessos industriais e limpeza de ruas e praças. As empresas que utilizam o sistema de reuso colaboram com a economia de água potável destinada ao abastecimento público.
Vale ressaltar que todo o processo segue um parâmetro de qualidade rigoroso. O uso responsável dessa água é fundamental, pois representa água conservada em nossos mananciais. É uma maneira inteligente, capaz de assegurar que asgerações futuras tenham acesso a esse recurso tão precioso e essencial a vida.
Em relação ao sistema de tratamento de sólidos ocorre o gerenciamento integrado de resíduos que ocorre em diferentes etapas:  coleta, triagem, reciclagem, tratamento e disposição final dos rejeitos. Os sistemas de processamento de materiais e as instalações de comportagem geram esses rejeitos. Esses resíduos incluem...
tracking img