Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
PRESENTE E FUTURO
FILIPE ANDRÉ DOS SANTOS MORAIS
21120136

RICARDO FILIPE BESTEIRO FERNANDES
20101057

RESUMO: A ideia de que uma empresa é criada e desenvolvida única e exclusivamente para a obtenção de lucro é algo que tem vindo a ser abandonado por cada vez mais sectores empresariais ao longo destes últimos anos. A responsabilidade social dasempresas insurge-se, assim, como uma linha orientadora que visa uma preocupação crescente para com os clientes, colaboradores, comunidade e meio ambiente. Trata-se de uma componente multidisciplinar que valoriza a realidade próxima, e não só, da empresa, dentro de uma vertente de desenvolvimento sustentável. Esta abordagem é encarada como um conceito em que se pretende ir além do lucro, dando algo maise contribuindo indubitavelmente para o bem-estar global.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MAIO DE 2008

1   

1. INTRODUÇÃO
O facto de, e desde a existência do Homem como animal social, pertencermos e necessitarmos de uma sociedade como padrão de vivência e convivência, faz com que tenhamos para com ela umaespécie de pacto bivalente. A nossa existência enquanto seres não deve e não pode resumir-se aos esforços de cada um para a obtenção de um fim individual, respeitando meramente as circunstâncias, regras e metas de cada um. Algo mais nos é exigido! Um dever invisível mas sempre presente nas nossas acções, uma força que vai além do pensamento imediato, uma preocupação que abranja os limites sociais, deuma sociedade equilibrada e disponível a todos e por todos. Assim, quando falamos de empresas ou sectores empresariais, e olhando para eles como entidades feitas por pessoas e para as pessoas, assumimos igualmente essa exigência social para além do carácter exclusivamente interino. Porventura, e compreendendo que a realidade, a todos os níveis, é fortemente moldada por e em prol das entidadesempresariais, e a sua importância fundamental no desenvolvimento justo e sustentável, é de todo expectável, por parte destas, um contributo deveras afirmativo e corajoso neste âmbito. Poderemos mesmo ter a pretensão de exigir uma responsabilidade de escala diferente à exigida a nível individual, certamente superior. Atendendo ao conceito geral de uma empresa como algo que utiliza, transforma e gererecursos para uma futura obtenção de lucros, a responsabilidade social das empresas (RSE) surge como uma medida de política empresarial que transcende e vai além das metas meramente produtivas. O Livro Verde define RSE como “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas”. A empresa, comoentidade geradora de riqueza, não pode virar-se sobre si mesma, eterna e unicamente na tentativa de maximizar lucros, minimizando recursos e mão-de-obra. O seu funcionamento tem de girar em torno de uma política externa onde impere o interesse e a preocupação pelas causas alheias, numa medida de acrescentar valor, nem sempre medido a nível financeiro, à empresa, seus colaboradores e sociedade em geral.Por outro lado, essa responsabilidade poderá dar-se ao nível do seio da empresa, numa tentativa de aproximar as pessoas que constituem os diferentes sectores, fortalecendo laços que se reflectirá em incrementos de produção e de bem-estar de todos os trabalhadores. Procura-se investir na área social como forma de credibilizar a empresa perante os outros e perante os seus.

2. PRIMEIROS PASSOS
Oconceito de responsabilidade social, não como matéria de estudo com o carácter actual, remonta aos tempos da descoberta do Novo Mundo pelos europeus. Aqui, os monarcas concediam autorizações às empresas de capital aberto mediante apresentação de benefícios públicos tais como a exploração e colonização das Américas. A fundação das primeiras corporações nas colónias americanas teria por base a...
tracking img