Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Prof. Ma. Adriana Amaral Flores Salles


Carla Christina Freire Garcia RA 330001
Giulcilene Silva Nascimento RA 294738
Ivany Antunes dos Reis RA 329491Joliane Arruda de Almeida RA 332973
José Valdair de Oliveira RA 294323







Campo Grande/MS
2011

Carla Christina Freire Garcia RA 330001
Giulcilene Silva Nascimento RA 294738
Ivany Antunes dos Reis RA 329491
Joliane Arruda de Almeida RA 332973
José Valdair de Oliveira RA 294323


Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social eMeio Ambiente
Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.







Campo Grande
2011
1.INTRODUÇÃO

Sustentabilidade:
Definida em 1.980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, como comunidade sustentável capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras. É um processo que, além de continuar a existir no tempo, revela-se capaz de: manter qualidade e harmonia da relação entre a sociedade e a natureza.
O conceito atualdefine que o uso dos recursos naturais para satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
É o meio onde configurar a civilização e atividade humana, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencheras suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

Planejamento Ambiental:
Pode ser definido como o “planejamento de uma região, visando integrar informações, diagnosticar ambientes, prever ações e normatizarseu uso através de uma linha ética de desenvolvimento. É um processo contínuo que envolve coleta, organização e análise sistematizada das informações, por meio de procedimentos e métodos, para se chegar a decisões ou escolhas acerca das melhores alternativas, com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região.
A escolha do tipo ou do instrumentode planejamento depende do contexto e dos objetivos almejados, com aproveitamento dos recursos disponíveis em função de suas potencialidades e com a finalidade de atingir metas específicas no futuro, tanto em relação a recursos naturais quanto à sociedade.
Deve-se abordar as situações e prever todos os cenários possíveis dentro de um contexto abrangente, priorizando os resultados finaisesperados, focando a biosfera e avaliando os efeitos de atividades desenvolvidas na mesma. Dentre os tipos ou instrumentos de planejamento ambiental mais praticados no Brasil, destacam-se o Zoneamento Territorial Ambiental, Planejamento Urbano Sustentável e Planejamento de Recursos Hídricos. E como subsídio, entra o Zoneamento Ecológico – Econômico (ZEE) que contribui para tornar o planejamento maiseficaz uma vez que estabelece quais os usos mais adequados para cada localidade de acordo com suas características e capacidade suporte.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos e o saneamento básico: A Lei nº. 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, proíbe a criação de lixões, onde os resíduos são lançados a céu aberto, e determina a...
tracking img