Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA COMO FATOR DE DIFERENCIAÇÃO.

A responsabilidade social das organizações tem sido considerada nos últimos anos, um tema atual que leva as empresas à conscientização de que devem assumir um papel mais extenso diante da sociedade, que não seja somente a busca pela lucratividade.

Devido o aumento significativo da competitividade no mundo dosnegócios, e por outro lado a as desigualdades sociais, as empresas estão enfrentando novos desafios, sendo elas obrigadas a irem à busca de um desenvolvimento econômico sustentável que englobe aspectos sociais, econômicos e ambientais para obterem diferenciais competitivos.

A responsabilidade social pode ser vista por parte das empresas como uma estratégia a fim de manter ou aumentar suarentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento, levando em consideração a demanda dos consumidores por produtos e praticas que trazem melhoria ao meio ambiente e a sociedade.

HISTÓRICO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

A relação que existe entre as empresas e a sociedade é baseada num contrato social que vai crescendo de acordo com as mudanças sociais e as expectativas da sociedade. Nesse contrato asociedade legitima a existência da empresa, reconhecendo suas atividades e obrigações e estabelecendo limites legais para sua atuação. A sociedade tem o direito de mudar suas expectativas dos negócios como instrumento da própria sociedade.

Por conta mudanças que houve no século XXI, foi necessária a transformação no contrato social entre as empresas e a sociedade, então as organizaçõesentenderam que era preciso assumir responsabilidades em busca de atender novas exigências. Foi aí que começou os questionamentos de quais são as reais responsabilidades e quais são os limites das empresas frente à sociedade.

Foi na década de 1950 que surgiu a teoria sobre Responsabilidade Social, sendo um de seus precursores Bowen. Baseado na ideia de que os negócios são centros vitais de poder,decisão e que as ações das empresas atingem a vida dos indivíduos em vários pontos, o autor questionou quais as responsabilidades com a sociedade que se espera dos “homens de negócios” e defendeu a ideia de que é dever das empresas compreender melhor seu impacto social.

Na década de 60, o que predomina é a visão de que a responsabilidade por parte das empresas é muito maior do que apenas maximizar oslucros, pois se faz necessário uma postura pública frente os recursos econômicos e humanos da sociedade juntamente com o desejo de utilizar esses recursos para fins sociais e não simplesmente para os interesses particulares dos indivíduos.

Nos anos 70 a Responsabilidade Social era um assunto de debate público dos problemas sociais como pobreza, desemprego, desigualdade, desenvolvimento,crescimento econômico, distribuição de renda, poluição, entre outros. Com isso, houve nova transformação no contrato social entre os negócios e a sociedade, gerando o envolvimento das organizações com os movimentos ambientais, preocupação com a segurança do trabalho e regulamentação governamental.

Em 1979 surgiu um significado mais amplo da responsabilidade social, um modelo conceitual que incluiuuma variedade de responsabilidades das empresas junto à sociedade. Esse modelo engloba quatro tipos de expectativas que refletem a visão de responsabilidade social: econômica, legal, ética e discricionária. Segue abaixo o significado simplificado de cada uma delas.

Responsabilidade Econômica: em busca da lucratividade, que é a base de funcionamento do sistema capitalista, as empresas produzembens e serviços de acordo com o desejo da sociedade, tendo uma responsabilidade de natureza econômica.

Responsabilidade Legal: a sociedade espera que as empresas realizem sua missão econômica dentro dos padrões da lei e que os negócios ofereçam produtos que tenham padrões de segurança e sigam as regras ambientais impostas pelo governo.

Responsabilidade ética: a sociedade espera que as...
tracking img