Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVACÕES QUE LEVARAM A EMPRESA MC DONALD A INVESTIR EM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Rio de Janeiro, 27 de novembro 2010.

I. Resumo:

A idéia de estudar este assunto se deu de forma mediata através de observações e percepções realizadas em campanhas da Casa Ronald McDonald, que realiza em todo país a campanha MC Dia Feliz, instituição que abriga crianças e adolescentes em tratamento de câncer, quetem como objetivo principal a reabilitação da saúde. A Responsabilidade Social vem sendo cada vez mais uma prática das empresas. O presente artigo tem como principal objetivo entender porque o setor privado vem se dedicando a empreender ações sociais. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, tendo como parâmetro a Pesquisa Ação Social das Empresas.

II. Introdução:
Apresento meu trabalho sobre aimportância da empresa estar envolvida com responsabilidade social.
A Rede McDonald percebeu a importância de implementar ações sociais. A partir desse pensamento entendeu que a Responsabilidade Social Empresarial não é custo, é investimento estratégico, ou seja, significa sobrevivência da empresa a longo prazo. O lucro passa a ser uma conseqüência inevitável de uma atuação responsável.
Por ser umconceito ainda muito recente no Brasil para diversas empresas, é clara a predominância de várias definições e interpretações. O conceito da empresa McDonald socialmente responsável, é avaliado com mais cuidado. A empresa têm procurado desenvolver ações que contribuam com o desenvolvimento social e, da mesma forma, com o desenvolvimento e crescimento de seus negócios, estratégias que têm alterado oconceito do marketing. Ao investir em ações sociais de forma consistente, as empresas do setor privado esperam melhoria para sua imagem, admiração de seus clientes, reconhecimento por parte do mercado e motivação de seus trabalhadores, enfim, contribuições para seus negócios. Conclusivamente, este artigo mostrou que somente a visão econômica empresarial não é mais suficiente para satisfazer asexpectativas dos agentes sociais. As empresas têm que estar atentas para melhorar a qualidade de vida da sociedade. O entendimento agora é de que a responsabilidade social empresarial é composta pelos fatores econômico, legal, ético e filantrópico.

III. RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

O Rio de Janeiro destaca-se como um dos Estados mais atuantes socialmente na região Sudeste, de acordocom a segunda edição da "Pesquisa Ação Social nas Empresas", publicada em junho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
A Rede McDonald está aplicada nesta Pesquisa. Com uma visão institucional, engajou-se totalmente ao projeto que iniciou-se em 1974, doando toda a renda da promoção e realizando outras campanhas para ajudar na fundação de um hospital para reabilitação de crianças eadolescentes com câncer.

A Casa Ronald, foi fundada com a ajuda de voluntários oferecendo a renda do McDia Feliz ao INCA para a área de pediatria. Após o evento nasceu a idéia de criar uma associação, formada por pessoas de vários segmentos da comunidade, preocupadas em humanizar e apoiar o tratamento de câncer infantojuvenil.

Foi identificado que a empresa já têm implantada uma política deresponsabilidade social, inclusive em estágios avançados, por meio da criação de institutos e fundações.
A partir desta iniciativa foi fundada por um grupo, a Associação de Apoio a Criança com Neoplasia (AACN-RJ).
A Casa já atendeu e melhorou a qualidade de vida de mais de 1.400 crianças e contribuiu para o aumento do í¬ndice de cura.
No Rio de Janeiro, os hospitais conveniados são o Instituto Nacionaldo Câncer (INCa), Hemorio, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital da Lagoa e Hospital Pediátrico Martagão Gesteira (Fundão). A indicação da hospedagem é feita pela própria equipe médica e por assistentes sociais desses hospitais.
Como em todas as outras Casas Ronald, a sustentabilidade se dá através de doações de empresas, membros contribuintes, campanhas sociais, eventos promovidos por...
tracking img