Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jur 1016 (23B)






Responsabilidade Social








Alex, Camila, Gustavo, Jéssica, Kateline
| |


Índice



Responsabilidade Social 3
Responsabilidade Social Corporativa 4
Estágios de desenvolvimento moral 6
Características da Responsabilidade Social Empresarial 7
Exemplos de Iniciativas de Responsabilidade social das empresas 8Benefícios das Empresas com a Responsabilidade Social 10
Balanço Social 11
Responsabilidade Empresarial no Brasil 12
Ações sociais 15
Natura 15
Reciclagem de vidro 18
Primeiro Setor – Organizações Públicas 18
Terceiro Setor – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público 20
Exemplos de empresas de terceiro setor 22
O Instituto Ethos 23
CertificaçãoSócio-ambiental 24
Projetos de Lei 25
Responsabilidade Social ou Filantropia? 27
Considerações Finais 29
Bibliografia 31

Responsabilidade Social
“Entende-se por responsabilidade social o conjunto de obrigações inerentes à evolução de um estado ou condição com força ainda não reconhecidas pelo ordenamento jurídico positivo ou desconhecidas parcialmente, mas cuja força que se vincula esua prévia tipificação procedem da íntima convicção social de que não segui-la constitui uma transgressão da norma da cultura.”
A íntima convicção social que determina uma norma ou conjunto de obrigações, ainda que não reconhecidas pelo ordenamento jurídico positivo, pertence ao campo da ética, ou seja, os valores morais e os princípios ideais de conduta humana. Assim sendo, responsabilidadesocial é processo resultante do desenvolvimento de posturas éticas inerentes aos estágios de evolução de determinados grupos ou organismos sociais.
“Responsabilidade Social consiste no somatório de atitudes assumidas por agentes sociais – cidadãos, organizações públicas, privadas com ou sem fins lucrativos –estreitamente vinculadas à ciência do dever humano (ética) e voltadas para odesenvolvimento sustentado da sociedade.”
É o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais, trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dosfuncionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.
Organizações, assim como indivíduos, tem responsabilidades sociais, à medida que seu comportamento afeta outras pessoas.
“O exercício profissional das Relações Públicas requer uma ação planejada com apoio da investigação na comunicação sistemática e na participação programada, para elevar o nível de entendimento,solidariedade e colaboração entre uma unidade pública ou privada e os grupos sociais a ela vinculados, em um processo de integração de interesses legítimos, para promover o seu desenvolvimento recíproco, e o da comunidade a qual pertence”.

Responsabilidade Social Corporativa

No cenário mundial contemporâneo observa-se o processar de inúmeras transformações de ordem econômica, política,social e cultural que, por sua vez, ambientam o aparecimento de novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. No âmbito das atuais tendências de relacionamento, verifica-se a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resultando em esforços múltiplos para o atendimento de objetivos compartilhados.
As transformações sócio-econômicas dosúltimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já...
tracking img