Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A ONU tem como meta até o ano de 2015, 8 objetivos a serem cumpridos. O Brasil está em busca de alcançar estes alvos. Iremos acompanhar o desenvolvimento de cada um deles.
E pelo fato do Brasil ter se tornado a 6ª maior economia do mundo é Inevitável que a sustentabilidade seja afetada de alguma forma, pois um país rumo ao desenvolvimento precisa crescer, e é preciso a ajuda de todaa população, não apenas no Brasil, mas em qualquer país que também esteja se desenvolvendo.
No presente projeto será enfocado um estudo de Área de Preservação Permanente (APP) tendo como base o crescimento populacional, realizado na área urbana e na área Rural do Brasil e os respectivos resultados relativos à Código Florestal de alguns de seus fatores de risco, bem como as associaçõespopulacionais.

Introdução
Em 2000 foi estabelecida pela ONU a DECLARAÇÃO DO MILÊNIO, com o objetivo de alcançar certas metas até 2015. São elas:

Desenvolvimento
* Erradicar a extrema pobreza e a fome já foi cumprido o objetivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2015: de 25,6% da população em 1990 para 4,8% em 2008.
Mesmo assim, 8,9 milhões de brasileiros aindatinham renda domiciliar inferior a US$ 1,25 por dia até 2008. Para se ter uma idéia do que isso representa em relação ao crescimento populacional do país, em 2008, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza era quase um quinto do observado em 1990 e pouco mais do que um terço do valor de 1995.
Em 1990, 25,6% dos brasileiros tinham renda domiciliar per capita inferiores à linha de pobrezaestabelecida pelo Banco Mundial. Em 2008 esse percentual caiu para 4,8%. A meta internacional para 2015 foi superada em 2002, e a meta nacional foi superada em 2008. Segundo o relatório, se o ritmo da redução se mantiver nos próximos anos, a pobreza extrema será erradicada do Brasil por volta de 2013-2014.
* Atingir o ensino básico universal vem crescendo de maneira significativa nos últimos anos. Há 10anos vem sendo analisado internacionalmente e foi colocado entre os três países que mais evoluiu na educação.
Uma forma de estudar estes índices é pelo IDEB “índice de desenvolvimento da educação básica”, com a prova Brasil e o resultado de aprovação dos estudantes. A avaliação é feita de dois em dois anos e o Brasil vem melhorando desde 2003. No ano de 2005 a média básica era 3,5; 2007 forampara 4,5; em 2009 foram 4,6 e hoje está em 5,0 perto da média seis que é a dos países desenvolvidos. A meta é que chegue a seis em 2022.
* Promover a igualdade de gênero e autonomia das mulheres: as mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. Em 1998, 52,8% das brasileiras eramconsideradas economicamente ativas, comparadas a 82% dos homens. Em 2008, essas proporções eram de 57,6% e 80,5%. A participação nas esferas de decisão ainda é pequena. Em 2010, elas ficaram com 13,6% dos assentos no Senado, 8,7% na Câmara dos Deputados e 11,6% no total das Assembléias Legislativas.
Dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres, e 80% dos refugiados são mulheres e crianças.Superar as disparidades gritantes entre meninos e meninas no acesso à escolarização formal será um alicerce fundamental (entre outros) para capacitar as mulheres a ocuparem papéis cada vez mais ativos tanto no mundo econômico quanto na atividade política em seus países.
A história do mundo nos mostra que durante muito tempo os homens e as mulheres não tinham os mesmos direitos e deveres. Em algunspaíses isso ainda acontece. Em outros, as mulheres conquistaram direitos que antes lhes eram negados. No Brasil, as mulheres chegam a ganhar até 40% a menos do que os homens para exercer o mesmo trabalho, mesmo estudando mais que os homens, ainda têm menos chances de emprego.
A conquista da igualdade entre os sexos é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU que deve ser...
tracking img