Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Medicina – 2012

SEJA BEM-VINDO(A) AO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE EVANGÉLICA DO PARANÁ!

Prezado(a) Candidato(a),

A formação de um profissional está diretamente ligada à qualidade dos testes de que ele participa. É por esse motivo que esta Comissão não mediu esforços para elaborar uma prova criteriosa e consistente, conforme as diretrizes para a avaliação doaproveitamento escolar do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Tenha certeza de que nosso maior objetivo é valorizar sua inteligência e seu esforço como estudante. A evolução da Medicina tem sido fantástica, principalmente nos últimos 100 anos. E assim como as pesquisas e as conquistas nessa área são feitas de tentativas e, felizmente, de acertos e sucessos, esperamos que assim também seja acarreira escolhida por você.

COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
(DALAI LAMA)

Estaprova está dividida em duas partes: a primeira possui as questões objetivas; a segunda, as questões discursivas e a Redação. Aconselha-se que a Redação seja feita depois da resolução das questões objetivas de Língua Portuguesa, pois isso lhe dará mais subsídios para desenvolver o texto. Boa prova!

PARTE I QUESTÕES OBJETIVAS Apresentamos, a seguir, as questões objetivas, numeradas de 1 a 35. Todaselas são compostas de enunciado e 5 (cinco) afirmativas que deverão ser avaliadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em caso de dúvida, você não é obrigado(a) a marcar a resposta; assim o item não será considerado. Para cada resposta errada será descontada uma certa. Por isso, evite o “chute”, a fim de não ser prejudicado(a). Responda às questões de que você tiver certeza.

Caderno de Prova1

Medicina – 2012

Língua Portuguesa

NO PAÍS DOS VIKINGS
Escola na Suécia quer abolir sexo das crianças Na Egalia, uma pré-escola estadual sueca, na capital Estocolmo, não há meninos e meninas. Todas as crianças se chamam de “amigos”, sem que haja referência ao sexo. Em português, é difícil reproduzir esse tratamento, pois não temos substantivos e pronomes neutros. Mas seria como se, eminglês, em vez de usar she ou he, os professores chamassem as crianças de it (pronome neutro usado para coisas, não para pessoas). Em sueco, em vez de han ou hon (ela ou ele), usa-se hen – uma forma que não existe oficialmente na língua, mas que foi adotada pela escola. Essa neutralidade em relação ao gênero é parte do novo currículo nacional para as pré-escolas; a ideia é que, mesmo num país dementalidade igualitária, a sociedade dá uma vantagem injusta aos homens. P2 A Egalia abriu no ano passado e educa crianças de 1 a 6 anos. A preocupação principal é não impor desde cedo uma imagem limitada do que é ser menino ou menina. É evitar os “estereótipos de gênero”, como meninos brincando com carrinhos e meninas com bonecas. Todos brincam juntos, com todos os brinquedos. “A sociedade esperaque as meninas sejam mulherzinhas, boazinhas e bonitas, e que os meninos sejam homenzinhos, rudes e expansivos”, diz a professora Jenny Johnsson. “A Egalia dá às crianças a fantástica oportunidade de ser quem elas quiserem ser.” P3 Para estimular a tolerância e a inclusão, nada de contos de fada, em que a princesa espera a salvação pelo príncipe encantado. Quase todos os livros incluem históriassobre casais homossexuais, pais solteiros e crianças adotadas. A diretora Lotta Rajalin destaca que a Egalia dá ênfase especial à promoção de um ambiente tolerante a gays, lésbicas e transgêneros. De uma estante ela puxa um livro sobre duas girafas macho que estão tristes por não ter filhos – até que se deparam com um ovo abandonado de crocodilo. Não há “Branca de Neve”, “Cinderela” e outros...
tracking img