Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 04
A responsabilidade social não é algo no qual veio a ser estudado a alguns anos atrás mas sim desde a década de 50. Os primeiros estudos sobre tal tema deram-se nos Estados Unidos e naEuropa, mas ganharam forças no ano de 1953 quando foi escrito nos Estados Unidos o primeiro livro.
Segundo estudiosos, responsabilidade social é definida como sendo uma contribuição para uma sociedademais justa e para um ambiente mais limpo. Com base neste conceito as empresas não podem e não devem analisar somente seu próprio negocio, mas sim um todo, ou seja, analisar e respeitar todas aspessoas envolvidas neste processo, ou seja, os stakeholders: trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade, concorrentes.
A implantação de um programa de responsabilidade social empresarial nãoacontece por decreto, portaria e/ou comunicado interno, como também pela realização de grandes eventos e/ou campanhas publicitárias. A implantação destes programas de maneira efetiva significa umamudança de mentalidade e/ou cultura, fazendo com que acionistas, gestores, colaboradores, fornecedores e todos demais envolvidos na rede de relacionamentos da empresa acreditem e internalizem a ética comoa única maneira de realizar negócios e atingir seus resultados, de forma sustentável.
Este processo só irá ocorrer à médio prazo em algumas empresas, em outras à longo prazo e em algumas nunca. Mas,todo processo deve começar por uma ação ou conjunto de ações que irão abrir as portas para esta mudança, a esta ação ou conjunto de ações denominamos sensibilização.
As empresas que sãoresponsáveis social podem possuir tais certificados: AS 8000 e ISO 26000. A SA 8000 é a primeira norma auditável nesse campo. Em particular, ela é compatível com a estrutura das normas ISO 9001, ISO 14001 eOHSAS 18001 e baseada nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e na Convenção da ONU sobre os direitos da criança. A mundialmente...
tracking img