Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TECNOLÓGICA DE JUNDIAÍ
Tecnologia em Logística

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Elisabete Sell Gonçalves RA 102931
Liege Aparecida Bueno dos Santos RA 102910
Wagner Pinheiro RA 102913
Ronaldo Vitorino RA 102932

FACULDADE TECNOLÓGICA DE JUNDIAÍ
Tecnologia em Logística

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Trabalho apresentadocomo parte da 2ª avaliação da matéria Gestão de Equipes, sob a responsabilidade do Prof. Alexandre Schuster.

Elisabete Sell Gonçalves RA 102931
Liege Aparecida Bueno dos Santos RA 102910
Wagner Pinheiro RA 102913
Ronaldo Vitorino RA 102932
SUMÁRIO

1. RESPONSABILIDADE SOCIAL 5
1.2. A Instrumentalização daResponsabilidade Social Corporativa 6
2. CASE NESTLÉ: RESPONSABILIDADE SOCIAL DA NESTLÉ NO BRASIL 12
2.1. Código Nestlé de Conduta Empresarial 13
2.2. Valor Compartilhado 14
2.3. A Prática da Responsabilidade Social da Nestlé no Brasil 15
2.3.1. Quanto aos consumidores 16

ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1-Evolução do foco de atuação da Nestlé 13
Figura 2-Estrutura para a criação de valor compartilhado15

1. RESPONSABILIDADE SOCIAL

Através de revisão bibliográfica constatamos que a primeira citação de responsabilidade social data de 1953 - Bowen define responsabilidade social como: “às obrigações dos homens de negócios de adotar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ação, que sejam compatíveis com os fins e valores de nossa sociedade”.
“A filantropia é individualizada, pois a atitude ea ação são do empresário. A responsabilidade social é uma atitude coletiva e compreende ações de empregados, diretores e gerentes, fornecedores, acionistas e até mesmo clientes e demais parceiros de uma empresa. É, portanto, uma soma de vontades individuais e refletem um consenso.
A responsabilidade social é uma ação estratégica da empresa que busca retorno (...). A filantropia não busca retornoalgum, apenas o conforto pessoal e moral de quem a pratica”.
Uma definição de responsabilidade social corporativa que caracteriza bem como esta é entendida hoje é a de Fernando Almeida. Almeida coloca que a “Responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente,a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”
Patricia Almeida Ashley, doutoranda no tema, tem uma definição próxima a de Almeida, porém, entende-se, mais completa. Para Ashley
“Trata-se do compromisso contínuo nos negócios pelo comportamento ético que contribua para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, pressupondo arealização de decisões empresariais que sejam resultado da reflexão sobre seus impactos sobre a qualidade de vida atual e futura de todos que sejam afetados pela operação da empresa”.
A definição de Ashley é a que melhor representa como a responsabilidade social empresarial é entendida hoje. Para uma melhor compreensão desta definição exigi-se a explanação do que é ética e de sua relação com aresponsabilidade social empresarial.
Vazquez define ética como sendo “a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano”. Vazquez diz ainda que a moral faz parte da formação dos valores éticos, sendo moral definida pelo autor como:
“um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relaçõesmútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.”
Como se pode perceber, as ações éticas são regidas pela formação moral da sociedade e pela forma com que cada indivíduo distingue o bem e o mal....
tracking img