Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGENS DOS TESTES PSICOLÓGICOS
Com base em Pasquali (2001), a história dos testes psicológicos, destacam-se em sucessivas décadas, de tal maneira que é possível associar muitos autores a alguns períodos bem específicos.
- 1836, Seguin depois de rejeitar a noção dominante de "incurabilidade" da deficiência mental, experimentou durante muitos anos, o que designou como "método fisiológico" deeducação. Seguin criou muitas das técnicas de "treinamento dos sentidos" e de "treinamento dos músculos", atualmente usadas por instituições para débeis mentais. Através desses métodos, os deficientes mentais de baixo nível fazem exercícios intensivos de discriminação sensorial e de desenvolvimento do controle motor. Com esse objetivo foram finalmente incluídos nos testes de inteligência não-verbalou de realização. Um exemplo disso é a Prancha de Formas de Seguin, na qual o indivíduo deve inserir, nos orifícios correspondentes e tão depressa quanto possível, blocos de várias formas.
- 1880 A Década de Galton.
Para Francis Galton (biólogo inglês) à avaliação das aptidões humanas se dava por meio da medida sensorial, através da capacidade de discriminação do tato e dos sons. Galton (apudANASTASI, 1977) entendia que, a única informação que nos atinge, vinda dos acontecimentos externos, passa, aparentemente pelo caminho de nossos sentidos. Quanto maior o discernimento que os sentidos tenham de diferentes, maior o campo em que podem agir no nosso julgamento de inteligência.
- 1890 A Década de Cattell.
Influenciado por Galton, James M. Cattell (psicólogo americano) desenvolveumedidas das diferenças individuais, o que resultou na criação da terminologia Mental Test (teste mental). Elaborou em Leipzig sua tese sobre diferenças no Tempo de Reação. Este consiste em registrar os minutos decorridos entre a apresentação de um estímulo ou ordem para começar a tarefa, e a primeira resposta emitida pelo examinando. Cattell seguiu as ideias de Galton, dando ênfase às medidassensoriais, porque elas permitiam uma maior precisão.
- 1900 A Década de Binet.
Os seus interesses voltavam-se para a avaliação das aptidões nas áreas académicas e da saúde. Alfred Binet e Henri fizeram uma série de críticas aos testes até então utilizadas, afirmando que eram medidas exclusivamente sensoriais que, embora permitisse maior precisão, não tinham relação importante com as funçõesintelectuais. O seu conteúdo intelectual fazia somente referências às habilidades muito específicas de memorizar, calcular, quando deveriam se ater às funções mais amplas como memória, imaginação, compreensão, etc.
- 1905, Binet e Simon desenvolveram o primeiro teste com 30 itens (dispostos em ordem crescente de dificuldade) com o objetivo de avaliar as mais variadas funções como julgamento, compreensão eraciocínio, para detectar o nível de inteligência ou retardo mental de adultos e crianças das escolas de Paris. Estes testes de conteúdo cognitivo atendiam a funções mais amplas, e foram bem aceitos, principalmente nos EUA, a partir da sua tradução por Terman (1916), nascendo, assim, a era dos testes com base no Q.I. (idealizado por W. Stern).
1910-1930, é considerada a era dos testes deinteligência sob as influências: do segundo teste de Binet e Simon (1909); Do artigo de Spearman sobre o fator G (1909); Da revisão do teste de Binet para os EUA (Terman, 1916); e do impacto da primeira guerra mundial com a necessidade de seleção rápida e eficiente, de contingente para as forças armadas.
1924, na Bahia, Isaias Alvez fez a adaptação da escala Binet-Simon, considerada como um dos primeirosestudos de adaptação de instrumentos psicométricos no Brasil (NORONHA & ALCHIERI, 2005).
- 1930, a década da Análise Fatorial. Por volta de 1920, diminuiu o entusiasmo pelos testes de inteligência, sobretudo por se demonstrar dependentes da cultura onde foram criados, o que contrariava a ideia de fator geral universal de Spearman. Kelley quebrou a tradição de Spearman em 1928, e foi...
tracking img