Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

USJT

CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR

3º. PERÍODO – 3ACXN







Responsabilidade Social












São Paulo – SP

2º Semestre/2011



Amanda Caropreso

Nayara Ernandes

Priscilla Mendes dos Anjos





















Responsabilidade SocialTrabalho sobre o tema “Responsabilidade Social” apresentado à matéria RH da Universidade São Judas Tadeu, sob a orientação da professora Gláucia Rezende Pereira Jadon.











São Paulo – SP

2º Semestre/2011


Sumário




1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVOS 5

3. CONCEITOS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA HISTÓRIA 6

4. CARACTERÍSTICAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 8

5. NÍVEISDE RESPONSABILIDADE SOCIAL 10

6. INDICADORES DE RESPONSABILDIADE SOCIAL 12

7. Responsabilidade Social vs Filantropia 14

8. POR QUE INVESTIR? 15

9. EXEMPLOS DE EMPRESAS QUE ADOTARAM A RESPONSABILIDADE SOCIAL 16

10. Filmes e sinopses 19

11. CONCLUSÃO 21

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22



























1. INTRODUÇÃO



SegundoMilton Friedman[1] (1970) as transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativajá existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social (Friedman, 1970).
Ainda conforme Friedman , nos dias atuais, não há mais espaço para que as riquezas das pessoas e das organizações estejam centradas num contexto individual. Além de atender as exigências dos acionistas ou sócios- quotistas, os gestores precisam focar suasatenções em formas de promover o bem-estar da sociedade como um todo.
Complementando Friedman, encontramos uma citação do site ResponsabilidadeSocial.com[2]: “A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é, portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura maisresponsável em suas ações.”.

















OBJETIVOS




Pesquisar e entender a Responsabilidade Social e a Responsabilidade Social Empresarial, suas características, contextualização e a importância do tema no mundo atual e dentro do ambiente corporativo.












































2. CONCEITOS E ARESPONSABILIDADE SOCIAL NA HISTÓRIA




O conceito de responsabilidade social tem uma longa história. Podemos encontrar referências já nos anos de 1930 e 1940. Nesta época este conceito baseava-se em dois princípios: o da caridade e o da custódia (Stoner[3], 1985).
De acordo com Karkotli[4], o princípio da caridade exigia que os membros mais afortunados da sociedade ajudassem os menosafortunados como os desempregados, inválidos, doentes e velhos. Já o da custódia, as empresas e os ricos eram vistos como zeladores da riqueza da sociedade, sendo função da empresa multiplicar a riqueza da sociedade. Tais princípios eram associados a iniciativas assistencialistas e paternalistas. (Karkotli, 2006)
Para Karkotli e Aragão[5] (2004)
[...] Nos anos 50 e 60 começaram a brotardúvidas na preocupação com a responsabilidade social vigente. No início esse significado se referia a três elementos: relação entre ética pública e privada; relação do empregador e seus empregados; e relação entre a empresa e liderança que possui com respeito à comunidade. A maior preocupação aqui era com a atual social dos homens que dirigiam as empresas. Surgiram pensamentos como os citados em...
tracking img