Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A responsabilidade social das empresas de alimentos com a propaganda de seus produtos
Segundo definição do Instituto Ethos de Responsabilidade Social:“Responsabilidade Social Empresarial ou Corporativa é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela serelaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturaispara gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.

O Brasil vive uma epidemia de obesidade, inclusive infantil.De acordo com o IBGE, quase metade da população brasileira com mais de 20 anos está com excesso de peso. Entre as crianças, a situação não é melhor. Uma em cadatrês das que têm entre 5 e 9 anos de idade apresenta sobrepeso e 15% delas já são obesas.
O problema atinge qualquer faixa de renda, gênero e raça. E a principalcausa apontada é a alimentação rica em calorias e pobre em nutrientes, cujo cardápio contém a maioria dos produtos anunciados em todos os meios de comunicação dopaís: bolachas, biscoitos, balas, refrigerantes, fast food etc.
É questão central da responsabilidade social das empresas refletir sobre o que está divulgandopara a sociedade por meio da sua propaganda. A propaganda cria desejos que, às vezes, leva uma pessoa – principalmente uma criança – a consumir o que não precisa e,no limite, até em detrimento do que precisa.

REFERÊNCIAS: Instituto Ethos de Responsabilidade Social, Manual Ferramentas de Gestão. São Paulo, 2005;
tracking img