Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O imperialismo norte Americano

Em 1878, os norte -americanos receberam o direito de utilizar o porto concedido pelos nativos Pago Pago. Onze anos depois os norte americanos havia conquistado edividido as Ilhas Samoa, sua primeira aquisição imperialista, dividido-as entre a Alemanha.
Em 1887, Pearl Harbol tornou-se base naval dos estados unidos, em seguida, assumiram o controle sob aprodução açucareira do Havaí. Em 1898, os Estados unidos conquistaram o Havaí, como parte de seu território.
No mesmo ano os Estados Unidos, aproveitaram de um incidente e declarou guerra a Espanha, quereconheceu a vitória dos Estados unidos, porém prosseguiram com a declaração de guerra como medida de recuperação. Com a vitória os Estados Unidos garantiram Porto Rico, Guam e Ilhas Filipinas.
Comesta conquista, Cuba tornou-se independente de certa forma, já que os Estados Unidos controlava os seus negócios. Em 1906, 1911 e em 1917 os norte americanos invadiram Cuba. Os filipinos ao perceberemque esta independência estava muito longe de existir, e pela imposição de novos preceitos estes resistiram.
Em 1903 os Estados Unidos entraram em conflito com a Colômbia, e obtiveram a zona do canalsobre condições muito favoráveis.
Em 1909 os Estados Unidos invadiram a Nicarágua e depuseram o então presidente que estava ameaçando os norte americanos e em 1912 ela foi novamente ocupada. Em1916, ocuparam a República Dominicana e impuseram o governo militar.
Em síntese o imperialismo americano no decorrer do século 19 teve como objetivo a conquista do continente e a disseminação dos povosindígenas. Os estados unidos conquistaram ou exerceram controle sobre Samoa, Midway Island, Havaí, Porto Rico, Filipinas, a ilha Tutuila, Cuba, São Domingos, Haiti, Nicaragua e a Zona do canalPanamá.

O imperialismo segundo Lenin

Lenin elaborou a obra intitulada de Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo publicada em 1906. Nesta obra tentou mostrar em uma linguagem popular e mais...
tracking img