Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Vivemos num mercado de livre concorrência, cada vez mais as organizações estão se voltando para o meio ambiente, para a sociedade e para o individuo. A sociedade tornou-se exigente fazendo que as empresas se preocupem com estes fatores, assim as mesmas buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
As empresas que pensam em responsabilidade socioambiental,investem em tecnologias de prevenção, na qualidade de vida, na sustentabilidade das organizações, bem como, em programas de educação ambiental. Com criatividade as mesmas podem desenvolver diversos trabalhos voltados ao meio ambiente e a coletividade.
Neste estudo, objetividade é contribuir para um melhor entendimento do conceito de responsabilidade social, socioambiental, verificando os problemasambientais enfrentado na atualidade. Este tema esta cada vez mais importante no comportamento das organizações, desempenhando forças nos objetivos, estratégias e no próprio significado de empresa.
Este trabalho buscou ainda trazer alguma contribuição no sentido de uma melhor compreensão da importância desta estratégia e dos benefícios que a mesma pode trazer para a corporação. Uma vez que este estáse tornando prática crescente nas empresas e muito ainda tem a ser desenvolvido.
















EMPRESAS E SUAS RESPONSABILIDADES SOCIAIS




Com o passar dos tempos vão surgindo novas tecnologias, métodos, processos e as empresas vão se adequando as mesmas, numa desta transição surgiu a Responsabilidade Social, que no momento esta sendo bem comentada, mas o que seria?Neste sentido, selecionou-se algumas definições.
Para Corrêa et al (2004), define que o despertar da responsabilidade social das empresas não tem um histórico cronologicamente definido. Há na verdade, uma evolução da postura das organizações em face da questão social, provocada por uma série de acontecimentos sócio-políticos determinantes e, também, por aqueles que foram conseqüência da inovaçãotecnológica.
Torres (2003), vê da seguinte maneira que a realização de ações de caráter social não é uma prática tão recente no meio empresarial. Porém, somente no final dos anos 60 e início da década de 70, tanto nos Estados Unidos da América (EUA), quanto em parte da Europa, que uma atuação voltada para o social ganhou destaque, basicamente como respostas às novas reivindicações de alguns setoresda sociedade que levaram para o universo das empresas diversas demandas por transformação na atuação corporativa tradicional voltada estritamente para o econômico.
A responsabilidade socioambiental de uma empresa esta direcionado com as questões ambientais e os danos causados ao meio ambiente, a mesma se integra nas garantias de conservação e proteção da biodiversidade, com benefício para asfuturas gerações.
Conforme Costa (s.d. p. 3) define que: Responsabilidade socioambiental pode ser conceituada com um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com o meio ambiente e áreas sociais com a fome e o direito de lazer.
As empresas começam a se preocupar com projetos e estratégias de negócios mas com prevenção ao socioambiental. Dessa maneira interagem com oambiente, na tentativa de acrescentar valor social atraindo novos investimento financeiros, bem como um relação amigável com o consumidor, sócios, fornecedores, em fim todos que fazem parte da circulo de negócios.
Quando uma empresa tem interesse em fazer um projeto sócio ambiental não deve estar voltada somente para fins comercial, mas que se perceba e se faça visto perante a sociedade, garantindo ummarketing social empenado ao meio ambiente, fazendo que a sociedade perceba que a mesma se preocupa com esta questões, bem com o bem estar de todos.
O Instituto Ethos define que:


Empresa socialmente responsável é aquela que possui capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e...
tracking img