Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANO 5 – N.22 – SALVADOR/BA – MAI, 2007 – ISSN: 1809-1687 Parte I publicada em Janeiro/2007. ANO 5 – Nº 20. Parte II publicada em Março/2007. ANO 5 – Nº 21. continuação

A INICIATIVA PRIVADA NO CONTEXTO SOCIAL: Exercício de Cidadania e Responsabilidade Social

Roberto Fonseca Vieira ∗

Parte III: As Ações Corporativas nos Investimentos Sociais

REPONSABILIDADE SOCIAL: OS CONCEITOS!

Várias foramos conceitos que, no decorrer do tempo, atribuiu-se a expressão ‘Responsabilidade Social’. Uma das conseqüências mais negativas desta pluralidade de conceitos foi à distorção e a manipulação voluntária, por parte de alguns grupos de interesse, do significado do termo, em sua essência. Outro problema, decorrente da amplitude com que esta temática se defrontou, e ainda se defronta, foi e continuasendo à dúvida criada em torno da questão: Com relação a quem, exatamente, a empresa tem responsabilidades sociais? A sociedade, como um todo, é formada por muitos grupos, cada qual com interesses particulares, muitas vezes conflitantes entre si. De que forma a empresa pode atender verdadeiramente ao interesse público, sem que perca sua característica de unidade econômica? Estas questões sãolevantadas toda vez que se procura entender a empresa como organização socialmente responsável.



Pós-Graduado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estácio de Sá. Pesquisador no Núcleo Comunicação Organizacional e Relações Públicas junto A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. Autorde Livros, entre os quais “Relações Públicas: opção pelo cidadão”. RJ: Mauad, 2002, e "Comunicação Organizacional: Gestão de Relações Públicas". RJ: Mauad, 2004.

ANO 5 – N.22 – SALVADOR/BA – MAI, 2007 – ISSN: 1809-1687 A título de ilustrar a multiplicidade de interpretações do conceito de 'responsabilidade social', citemos o pensamento de Thomas Zenisek: “Para uns é tomada como umaresponsabilidade legal ou obrigação social; para outros, é o comportamento socialmente responsável em que se observa a ética, e para outros, ainda, não passa de contribuições de caridade que a empresa deve fazer. Há também, os que admitam que a responsabilidade social seja, exclusivamente, a responsabilidade de pagar bem aos empregados e dar-lhes bom tratamento. Logicamente, responsabilidade social dasempresas é tudo isto, muito embora não sejam, somente, estes itens isoladamente”. (33)

O que há de mais significativo nesta postura de Zenisek, ao reunir e confirmar a maior parte das definições do termo até então empregadas, está bem no fim de seu pronunciamento, quando mostra responsabilidade social como algo bem mais complexo do que se costuma pensar, reunindo, portanto, não uma, mas sim uma série devariáveis.

Muitos foram os estudiosos que procuraram compreender esse novo aspecto da empresa. Alguns até, como Theodore Levitt, chegaram a ver essa filosofia como um perigo ao futuro da iniciativa privada. Em um aspecto mais amplo, no entanto, pode-se dizer que o conceito de 'Responsabilidade Social' veio sendo aprimorado através do tempo, como conseqüência das mudanças nas estruturasorganizacionais. À medida que a empresa foi se vendo obrigada a repensar alguns de seus valores, no sentido de constituir mais que uma realidade econômica foi sendo incorporada a sua filosofia um contexto social, dentro do qual se estabeleceram responsabilidades.

Para Richard Eells e Clarence Walton, a responsabilidade social está ligada a questões e princípios éticos adotados pela empresa no que dizrespeito aos problemas de ordem social que enfrenta. Surge a idéia de empresa como elo entre sociedade, indivíduos e governo, enquanto instrumento capaz de melhorar a qualidade de vida via desenvolvimento econômico. (34)

27

ANO 5 – N.22 – SALVADOR/BA – MAI, 2007 – ISSN: 1809-1687 Archie Carrol, por sua vez, diz que esta responsabilidade deve ter necessariamente um respaldo econômico, legal e...
tracking img