Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Responsabilidade Socioambiental e seus conflitos

Atualmente as empresas estão com uma visão empreendedora mais preocupada com a questão social em que está inserida, não deixando de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida.
AResponsabilidade Socioambiental nos leva a novos conceitos e tendências profissionais que nos fazem questionar novas reflexões. Consideramos assim, que os objetivos desse estudo apresentado nos leva:
- a conceituar Responsabilidade Socioambiental;
- verificar se a empresa está cumprindo seus deveres e obrigações, ou seja, se está seguindo sua política de responsabilidade socioambiental para com a sociedade emgeral;
- constatar as possíveis formas de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.

1. Defina responsabilidade socioambiental.
Recentemente tem se falado bastante em Responsabilidade Socioambiental no mundo dos negócios, houve uma crescente preocupação não somente por partedas empresas, mas também pela sociedade em compreender o conceito e a dimensão desse novo tema e como incorporá-lo à nossa realidade. Fischer (2003, p.21), define;

[...] a Responsabilidade Social como um conceito amplo, no qual a empresa, preservando seus compromissos de negócio, cria métodos, planos e incentivos, para que, interna e externamente, consiga colaborar com as expectativas deequilíbrio e justiça da sociedade, excedendo as funções que estão estabelecidas em lei e os próprios interesses inerentes aos negócios.

Com a questão de mostrar uma gestão responsável, muitas empresas têm investido numa relação ética e transparente para com a sociedade, expressando assim um compromisso para enfrentar os problemas sociais e ambientais.

2. Você deverá elencar quatro problemasambientais que enfrentamos na atualidade.
Segundo informações retiradas do site terrabrasil.org, mostra que temos enfrentado problemas com a fauna, muitas espécies têm sido extintas e muitas outras estão correndo sérios riscos de extinção, a flora tem sido prejudicada pelo crescimento populacional, vem sendo derrubada para acomodar casas e indústrias, os recursos hídricos tem sido prejudicados pelapoluição e uso desordenado do solo, outro problema ambiental muito sério é a grande concentração do lixo em céu aberto.

3. Como os problemas socioambientais podem interferir no funcionamento de uma organização? Explique e dê exemplos.
Os problemas socioambientais apesar de prejudicarem a sociedade, acabam também prejudicando as organizações, com os recursos renováveis escassos a organização temque optar por outros recursos não-renováveis e com um custo mais elevado, afetando a sua produção e não atendendo às necessidades da sociedade.

4. Relate qual a relação existente entre ética e responsabilidade socioambiental.
É necessário que se faça uso da ética junto com a Responsabilidade Socioambiental na organização, o comportamento ético da empresa é a base da responsabilidadesocioambiental. O comportamento ético das empresas reflete o posicionamento no mercado e na qualidade de vida dos seus colaboradores, baseando suas relações na integridade e confiança mútua, compreendendo assim os princípios e padrões que norteiam o comportamento no mundo dos negócios.
Segundo Jones (1991, p. 366), retrata;

A Ética trata dos valores internos que são parte da cultura organizacional e moladecisões referentes à responsabilidade social com respeito a ambiente externo. Já a responsabilidade é a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e organização.

O que podemos afirmar, é que não há responsabilidade socioambiental sem ética nos negócios, é preciso que haja uma relação, uma coerência e uma ação....
tracking img