Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bradesco, Fundação Bradesco e Responsabilidade Social

Ana Luísa Menezes Barbosa
Katarina Poletti de Oliveira Avarenga,
Administração – Matutino

Brasília
2011

1. Bradesco
O Bradesco começa sua história na década de 40, ao final da Segunda Guerra mundial, numa fase em que o Brasil começava a desenvolver condições de exportar não apenas produtos agrícolas, mas também produtossemimanufaturados e industrializados que tinham maior valor de mercado. Surgem nessa mesma época empresas como Siderúrgica Nacional e Vale.
Ao final da guerra as mulheres já haviam entrado no mercado de trabalho substituindo a mão de obra masculina, e nunca mais deixaram o mercado, passando a constituir uma nova realidade em que as famílias passaram a ter um poder aquisitivo maior e movimentaram aeconomia.
Com apenas oito anos de vida, o Bradesco torna-se o maior banco privado do Brasil. O Banco chega, nessa mesma época, ao norte rural do Paraná e decide também erguer uma nova sede em Osasco. O crescimento consistente constituiu-se com base em um esquema misto de conservadorismo, aquisições e reinvestimento de lucros. Só nessa época são incorporados nada menos que 17 outros pequenosbancos.
Com a aquisição do Banco Nacional Imobiliário o Bradesco dá o seu terceiro salto. Quando se reabriram as 46 agências bancária do BNI se descobriu o óbvio: havia um enorme mercado a ser conquistado na cidade mesmo.
Amador Aguiar simultaneamente ao crescimento econômico do banco sedimentava características, que até hoje estão presente, na cultura do Bradesco. A mais importante foi o chamado"foco no cliente", quando a expressão ainda não era moda no marketing. Ele passou a colocar sua mesa na porta da agência, o que para a época era uma revolução, quando os gerentes tinham suas salas escondidas. A diretoria passou a trabalhar pioneiramente de forma colegiada, todos em torno de uma mesa retangular, compartilhando informações e decisões. Somente quando chegaramos computadores montaram-se mesas individuais, porém elas ainda permaneciam na mesma sala.
Já nos anos 60 o Bradesco se torna líder em depósitos pela primeira vez em sua história, acompanhando um contexto de transformações em que a indústria brasileira passou a produzir bens de maior complexidade e valores agregados, as cidades cresciam e não faltava trabalho. Com o governo Juscelino Kubitschek, o Plano Nacional deDesenvolvimento levou a economia a crescer 80% entre 1956 e 1961.
O país se modernizou com a chegada de equipamentos de tecnologia avançada e a instalação da indústria automobilística. Os investimentos no Brasil foram expressivos, viabilizando grandes obras de infraestrutura, como estradas, hidrelétricas e siderúrgicas. A constituição de uma classe média nos centros urbanos atraiu mais investimentos,agora para a instalação de indústrias de bens de consumo e redes de varejo. O Bradesco tornou-se líder do setor bancário privado brasileiro.
Na década de 1970, o Bradesco resolveu montar sua própria estrutura de processamento e apoio, montou a sua própria gráfica, que foi fundamental para a reorganização dos formulários, extremamente importantes, pois ainda não existiam as transferênciaseletrônicas. O sistema de distribuição de impressos à época era maior que o dos próprios Correios.
O Bradesco também introduziu no mundo das operações bancárias os leitores de código dos cheques, sendo o primeiro no mundo a desenvolver tais artefatos, depois de empresas estrangeiras se recusarem a desenvolverem um produto para o mercado local. Uma outra inovação para foi a montagem da estruturade microfilmagem de documentos, primeiro, o Bradesco comprou um sistema, desenvolvido no Estados Unicdos, denominado Computer Output Microfilm - COM.
2. Fundação Bradesco
Em 1956 Amador Aguiar fundou a Fundação Bradesco visando proporcionar educação e profissionalização a crianças, adolescentes e adultos. A primeira escola da fundação foi inaugurada na Cidade de Deus, Osasco, São Paulo, com 7...
tracking img