Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO OLARIA DO POVO

Projetista Social:
Rosângela Guarani

SÃO LUÍS-MA
2009
1. INTRODUÇÃO

Este projeto se reporta a criação e implementação de casas próprias para famílias de baixa rendaoportunizando-as socialmente a adquirirem moradia digna, visando melhorar a condição de vida dessas famílias, como também resgatar a cidadania garantida na Lei Magna da Constituição FederalBrasileira.

2. JUSTIFICATIVA

O fenômeno observado nas favelas, invasões, periferias e áreas consideradas de risco no Município de São Luís é o êxodo rural que constitui para muitas famílias uma fuga econvivência com a ilusão de dias melhores na cidade. Famílias de pequenos agricultores na esperança de que a vinda para a cidade lhes traga oportunidades de desenvolvimento sócio econômico e cultural,por isso deixam o campo com a ilusão de deixar pra trás a pobreza. No entanto, essa migração trás efeito contrário, pois favorece a ampliação ainda mais de problemas sociais como desemprego,criminalidade e miséria, más condições habitacionais, por serem possuidoras de baixíssima renda familiar.
O excesso de migrantes nas cidades causa o inchaço populacional criando elevados índices dedesemprego, ausência de qualificação populacional que diminuem as oportunidades de trabalho desse contingente populacional na zona urbana. Desta forma, constroem habitação em barracos de pau a pique, barracosde lona, barracos de taipa, casebres cobertos com lonas, papelão ou zinco que não suportam um inverno rigoroso, o qual deixa seus habitantes vulneráveis num ambiente insalubre e desumano ondecrianças, jovens, adultos e idosos sofrem nessas moradas.
Perante a sociedade, este estado de condição subumanas parece não ter solução, o encara como inevitável.
De forma desordenada ocupam áreas nacidade ocasionando o crescimento demográfico irregular trazendo sérios problemas de déficit habitacionais, pois, os novos moradores invadem espaços de terceiros indo morar na periferia das cidades, numa...
tracking img