Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

INTRODUÇÃO O que é sustentabilidade? “Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana que, propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humana, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economiaspossam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais.” A sustentabilidade abrange vários níveis de organização e esse trabalho foi realizado em quatro etapas e tem como objetivo conceituar e identificar a sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental; compreender a legislaçãoambiental brasileira; mostrar a importância dos sistemas de saneamento ambiental para um município e por fim apresentar ferramentas utilizadas no planejamento ambiental de uma cidade.

Figura 1: Sustentabilidade nos Negócios
Disponível em: http://denirbarulho.blogspot.com/2011/05/sustentabilidade-nos-negocios.html Acesso em: 26/10/2011 às 20:18.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educaçãoa Distância

Sustentabilidade e Planejamento Ambiental.

Sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos da sociedade humana que propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humana, de tal forma que a sociedade possa preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente e, ao mesmo tempo preservar a biodiversidadee os ecossistemas naturais. Planejamento ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. Essas questões estão relacionadas diretamente ao uso racional e eficiente de recursos naturais, como o solo e a água, dada a possibilidade de esgotamento destes recursos, faz-se fundamental o aumento deprodutividade e da capacidade de renovação dos mesmos, bem como o seu uso sustentável. O planejamento ambiental deve visar o uso de praticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. À medida que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar omeio ambiente, a opinião pública começa a pressionar o meio empresarial a buscar meios de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional, assim, o próprio mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. A idéia de que é necessário ter racionalidade na utilização de recursos naturais surgem questõescomo poluição de mananciais, assoreamento de rios, desmatamento, erosão do solo, geração de resíduos e utilização de fertilizantes e defensivos agrícolas, que precisam ser tratados de forma adequada. Resoluções como a 237 de 19 de Dezembro de 1997 do CONAMA e a Lei 6.938 de 31 de Agosto de 1981 existem para auxiliar e tratar todas as questões ambientais da maneira mais adequada possível, aplicandopenas cabíveis àqueles que descumprirem essas normas.

Lei nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981 e Resolução nº 237 de 19 de Dezembro de 1997.

A política nacional do meio ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

recuperação da qualidade ambiental propícia à vida visando assegurar condições ao desenvolvimentosocioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. A referida lei diz em seu Art. 4º que a Política Nacional do Meio Ambiente visará: “I – à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; II – à definição de áreas prioritária de ação governamental relativa à qualidade e ao...
tracking img