Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]
ANHANGUERA / UNIDERP

RESPONSABILIDADE SOCIAL
E
MEIO AMBIENTE

Paraty – RJ

UNIVERSIDADE/FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

JOCYARA DE C. MARQUES DE SOUSA – RA 204696
NIVEA MARIA ALMEIDA SOUSA – RA 263058
ELIANE RITA DA CONCEIÇÃO ESPINDOLA – RA 240365
FRED JORGE DE CARVALHO – RA 240414
GUILHERME SILVARATZKE – RA 240354
ACACIO LUIZ – RA 281319

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TURMA N 10

Desafio de aprendizagem apresentado como requisito para avaliação da disciplina de Resposabilidade Social e Meio Ambiente do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro de Eduacação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do tutor presencialJorge Adolfo Cypriano.

Paraty - RJ

10 /2010

SUMÁRIO

❖ SUSTENTABILIDADE

(ETAPA 01)

❖ POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

( ETAPA 02)

❖ SANEAMENTO AMBIENTAL

(ETAPA 03)

❖ PLANEJAMENTO AMBIENTAL

(ETAPA 04)

SUSTENTABILIDADE

• INTRODUÇÃO

Existe uma tensão crescente no seio dassociedades contemporâneas: de um lado, desejamos consumir todo tipo de produto, de bem ou serviço que o mercado oferta e, de outro, desejamos usufruir cada vez mais de um ambiente saudável e seguro, sem poluição e sem degradação ecológica. Em outras palavras, queremos nosso conforto e bem-estar, mas não queremos os efeitos negativos que eles podem gerar tais como os congestionamentos urbanos, lixoe doenças.

O problema da produção e do consumo realizados em bases não sustentáveis é simples de ser entendido: não podemos extrair mais recursos naturais do que a natureza é capaz de repor, quando se trata de recursos renováveis e não podemos extrair indefinidamente recursos finitos, não renováveis. Também não podemos descartar mais resíduos do que a natureza é capaz de assimilar. Além disso,apesar dos avanços tecnológicos, a extração crescente de recursos não renováveis (minérios, petróleo, por exemplo) para atender 6,8 bilhões de pessoas, é a crônica de um desastre anunciado. As montanhas de lixo que geramos nas chamadas sociedades dos descartáveis constituem também um cenário desolador que criamos e recriamos todos os dias.
Toda atividade econômica gera algum tipo de impactoambiental. Mas tanto a produção quanto o consumo são indispensáveis para satisfazer as necessidades humanas.

O mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico, o aumento do consumo e exploração incontroláveis de produtos e recursos naturais e minerais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.
Para reverter essas situações, precisamos pensar na sustentabilidadeambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, educação, saúde, etc.

• CONCEITO

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. As ações de sustentabilidade estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento econômico, social, cultural,político e ambiental, com o mesmo objetivo: a preservação do ecossistema, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
O uso sustentável dos recursos naturais deve suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das geraçõesfuturas de suprir as suas.

• APLICAÇÃO

Promover a sustentabilidade não é fácil, pois cada mudança impõe seus obstáculos, e com a aventura materialista que a sociedade se encontra esse desafio se torna mais complexo. A sociedade como um todo precisa educar suas ações, estabelecer limites de consumo, e isso envolve não só os consumidores, mas também as empresas que devem desenvolver produtos...
tracking img