Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CONTABILIDADE – POLO TAGUATINGA-DF – FACNET

DESAFIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TAGUATINGA – DF
DEZEMBRO DE 2011
Curso: Contabilidade
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Semestre: 2 Semestre
INTRODUÇÃO
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidadedos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humana, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo deforma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

ETAPA I
CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE E SUA APLICAÇÃO NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL
O conceito de sustentabilidade explora as relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equidade social. Ele começou aser delineado em 1972, quando a Organização das Nações Unidas , ONU, promoveu a Conferência Das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia).
Sustentabilidade pode ser definida como a característica de um processo ou sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por um tempo indeterminado. Nas últimas décadas, o termo tornou-se um princípio segundo o qual ouso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Nessa perspectiva a principal preocupação é relativa aos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente. Sachs (1993) afirma que a sustentabilidade ecológica pode ser ampliada por meio da utilização do potencial encontrado nos diversosecosistemas, sem prejuízo aos sistemas de sustentação da vida, para propósitos socialmente validos. Deve-se reduzir a utilização de combustíveis fósseis e a emissão de substâncias poluentes, adotar políticas de conservação de energia e recursos naturais, substituir produtos não renováveis por renováveis e aumentar a eficiência dos recursos utilizados. A reforma do estádio do Maracanã, pode serconsiderado um exemplo de planejamento sustentável, onde o projeto de engenharia segue conceitos de gestão ambiental, eficiência energética e melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

APLICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA QUESTÃO DO PLANEJAMENTO DE AÇÕES AMBIENTAIS DIRECIONADAS AO SANEAMENTO BÁSICO DE UM MUNICÍPIO.
Os municípios precisam da implementação de estrutura de engenharia adequada. Não éapenas "de onde a água cai para o onde a água vai". É necessário saber reter essa água, impermeabilizar o local corretamente. Já em relação aos resíduos sólidos, devemos priorizar não somente a coleta seletiva, mas é preciso sabermos reutilizar o lixo, reprocessá-lo e destiná-lo corretamente.
Há uma insistência absurda em relação ao esgotamento a partir de tubulações e também sobre redespúblicas de abastecimento de água. Ora, existem diversas outras técnicas possíveis, sustentáveis, diga-se de passagem. No Semi-Árido, por exemplo, a água coletada nos telhados das pessoas é encaminhada para cisternas, logo, será reaproveitada. Agora, se você refletir, raramente um prédio das grandes metrópoles, que possuem telhados imensos, reaproveitam a água. Ainda bem que já existem leismunicipais que obrigam empreendimentos a armazenar e reutilizar a água.
A Política Nacional de Saneamento Básico baseia-se nos princípios fundamentais, no exercício da titularidade, na prestação regionalizada de serviços públicos de saneamento básico, no planejamento, na regulação, nos aspectos econômicos e sociais, nos aspectos técnicos, na participação de órgãos colegiados no controle social e...
tracking img