Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa e a responsabilidade social

Resumo

A responsabilidade social corporativa passou a ter maior evidência na atual economia, em função das exigências dos consumidores no momento em que estes adquirem produtos e/ou serviços, e também pelo fato de que o Estado encontra-se em dificuldades para manter as mínimas condições de bem-estar da comunidade.
Dentro deste panorama, as empresaspassaram a investir em projetos sociais, adotando uma postura mais sensível aos problemas da comunidade ou assumindo responsabilidade sobre os impactos causados por seus processos produtivos e/ou como forma de obter vantagem competitiva. O caso da Faber Castell revela como uma corporação pode modificar o seu comportamento para ser considerada uma empresa cidadã.
Palavras-chave: responsabilidadesocial e ambiental, empresa, marketing, sociedade, stakeholders.
Introdução

Seguindo uma tendência mundial, cresce a cada ano o número de instituições que investem em projetos sociais. É um sinal dos novos tempos essa emergente consciência empresarial. Sabemos que o crescimento econômico não se dá sem a participação da iniciativa privada. Mas sabemos também que o desenvolvimento, para serduradouro, pressupõe a sustentabilidade social e ambiental.
Segundo a concepção empresarial que se firma, a função da empresa não fica mais limitada à satisfação dos acionistas e a uma gestão de políticas fechadas. Ela passa a exercer interação e comprometer-se com todos os stakeholders - empregados, consumidores, fornecedores, comunidade e meio ambiente, bem como com os próprios acionistas. As empresasregidas sobre essa filosofia têm um forte compromisso com a promoção do desenvolvimento pessoal dos envolvidos, direta ou indiretamente, por meio da responsabilidade social e ambiental assumida.
Uma empresa socialmente responsável é aquela pautada por uma política institucional firme, ética, dinâmica e empreendedora. É aquela que, com criatividade, gerencia e contribui com projetos sociais bemadministrados, atuando ao lado de entidades da sociedade civil e do poder público, na busca de alternativas para a melhoria da qualidade de vida. E, por isso, ela é duplamente beneficiada: primeiro porque consolida sua imagem como uma empresa moderna e segundo, porque produtividade e competitividade estão diretamente relacionadas à qualidade de vida da comunidade na qual a organização está inserida.A responsabilidade social interna envolve o ambiente dentro da empresa se preocupa com o bem estar e desenvolvimento dos funcionários, o bom relacionamento com fornecedores e sócios. A responsabilidade social externa envolve o relacionamento da empresa com a sociedade.
O primeiro compromisso das empresas que querem ajudar a promover o bem comum é o cumprimento das exigências legaisespecialmente nas áreas tributária, trabalhista, previdenciária e ambiental, não adianta uma empresa que não cumpre as suas obrigações legais, construir uma creche ou fazer doações. Ela estará fraudando o pacto social que se materializa no ordenamento jurídico e buscando equivocadas portas de saída para a sua dívida diante da sociedade. Portanto as empresas e organizações não-governamentais, como ao poderpúblico, também tem o dever de transparência e da prestação de contas. Em última análise, os recursos vêm sempre das pessoas e da coletividade que garantem os lucros das empresas, da mesma forma que asseguram os recursos públicos.
Em segundo lugar, a responsabilidade social representa uma transição de um modelo calcado sobre ações empresariais voltadas exclusivamente para os ganhos financeiros emateriais, para um modelo que considera também os valores sociais e espirituais, que transcendem o ganho material. Nesse sentido, o progresso passa a não ser mais avaliado apenas sob o ponto de vista do produto ou do lucro, mas também sobre o processo e o contexto nos quais o trabalho ocorre ou tem reflexos.
A responsabilidade social se apresenta na direção oposta à filantropia, rumo a uma ação...
tracking img