Responsabilidade social e o consumidor conciente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social e o consumidor Consciente

Andressa Custódio

A Responsabilidade Social antes era considerada generosidade das organizações hoje passou a ser vantagem competitiva frentea concorrência.
O consumidor se tornou mais exigente na escolha por uma organização e seu produto. Estão conscientes e buscam organizações socialmente responsáveis, que se preocupem com o seubem-estar. Não basta apenas oferecer um produto de qualidade, torna-se fundamental a empresa vender também a sua imagem, seus valores e mostrar que respeita o consumidor e o meio ambiente.“Responsabilidade Social é a preocupação com as consequências sociais dos atos de uma pessoa ou instituição na medida em que eles podem afetar os interesses de outros.” (CHURCHILL, PETER, 2005, p.40)
Osprofissionais de marketing estão percebendo que a Responsabilidade Social além de necessária pode ser lucrativa e traz resultados positivos para a organização.
O mundo empresarial vê, na ResponsabilidadeSocial, uma nova estratégia para aumentar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento (...) deve haver um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmentecorretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. (ASHEY, 2002, p.03)

Uma empresa engajada leva em consideração as necessidades e interesses dos consumidores trazendo resultados a longoprazo. Empresas competitivas veem problemas sociais como oportunidades.
Estas empresas projetam produtos que não sejam apenas agradáveis, mas que proporcionem benefícios para a sociedade. Comoprodutos desenvolvidos com materiais recicláveis, que tenham menor impacto ao meio ambiente possível.
A responsabilidade social divide-se em três estágios, o primeiro tem como alvo as ações voltadas aosfuncionários e familiares, o segundo concentra-se na comunidade e o terceiro estágio vai mais além, envolve a sociedade como um todo. (NETO, FROES, 2004)
A empresa socialmente possui a capacidade...
tracking img