Responsabilidade social e sustentabilidade, os mais novos valores competitivos do mercado.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE, OS MAIS NOVOS VALORES COMPETITIVOS DO MERCADO.

A responsabilidade social corporativa se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, missão, valores, cultura, estratégias e no próprio significado atual das empresas.
A sustentabilidade corporativa deve ser vista como umaabordagem de negócios, para agregar valor á empresa, á seus produtos e á sua marca.
Portanto, responsabilidade social e sustentabilidade tratam-se de governança corporativa.
A própria competitividade está associada à sustentabilidade do negócio, que só será plena quando estendida a toda a cadeia produtiva. Constata-se, assim, que a força econômica está intrinsecamente ligada à preservação do meioambiente, o que representa uma mudança de cultura no mundo corporativo e, por causa disso, envolve um trabalho integrado com as partes interessadas. A sustentabilidade é um conceito que depende de todos: empresas, governos, sociedade e indivíduos. Deve ser entendida como uma abordagem sistêmica a qual postula que todos os elementos influenciam e são influenciados reciprocamente.
Estamos nosacostumando a ouvir sobre responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas. Na realidade, sustentabilidade é uma das palavras da moda no mundo corporativo, e nem sempre é aplicada de uma forma correta.
Então vamos começar por aí: o que é uma empresa sustentável? Eu definiria da seguinte forma: é a empresa que gera lucros para seus acionistas sem causar impactos negativos aos stakeholders.Mas o quevem a ser stakeholders?
Stakeholders todos que são atingidos de forma positiva ou negativa pelas ações que a empresa vem a praticar. Os stakeholders são os funcionários, os clientes, o meio ambiente, a comunidade, etc.
Isto se aplica também à pequena empresa? Não podemos cometer o erro de pensar que sustentabilidade se aplica somente às grandes corporações… estas somente "aparecem" mais porquepossuem um alcance maior e, portanto têm impacto em um número maior de pessoas. Lembre-se que seu empreendimento tem um impacto local, e que deve ser sustentável em seu ambiente.
De uma forma mais simples e genérica, sustentabilidade significa "não degradar o meio ambiente e mantê-lo ás gerações futuras".
Mas transpor essas idéias para a realidade concreta das empresas não é fácil, até porqueelas não fazem parte do core business da empresas. Trata-se de uma mudança de cultura, mudança na política empresarial, implantação de novos conceitos, os quais exigem tempo, paciência, inovação e o trabalho integrado com as partes interessadas. Aos poucos, as corporações estão repensando seus valores, códigos de ética e de conduta, modelos de produção e gestão.
RESPONSABILIDADE SOCIAL É UMAREALIDADE
As empresas passaram a ser avaliadas pelos consumidores por sua atuação na sociedade, ou seja, é preciso demonstrar qual o seu papel na construção de uma sociedade mais humanitária, surgindo assim, o conceito de responsabilidade social.
As empresas precisam compreender que a responsabilidade social é uma realidade e que dela também dependerá para garantir o seu desenvolvimento sustentável.Em pesquisa recente foi constatado que o consumidor é influenciado na escolha dos produtos de empresas que buscam a preservação do meio ambiente, que não se envolvem em corrupções e que contribuem para a melhoria das condições de vida da comunidade. Seus empregados, que são o seu principal valor competitivo, também se motivam ao trabalhar em empresas que possuem gestão com responsabilidade social.Responsabilidade Social não é simplesmente fazerdoação de dinheiro ou bens materiais a favor de pessoas ou instituições que trabalhem com causas sociais. Não é dar aula de inglês para moradores de favelas só porque você tem uma cadeia de escolas de inglês; não é fazer campanhas para arrecadar roupas ou alimentos não perecíveis e entregá-los ás instituições o ás pessoas carentes. Isso e...
tracking img