RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENABILIDADE EMPRESARIAL

361 palavras 2 páginas
RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENABILIDADE EMPRESARIAL
Sempre haverá dificuldades para implementá-las e as razões são muitas, começando pelo fato de envolver uma diversidade de questões que se traduzem em direitos, obrigações e expectativas de diferentes públicos, internos e externos á empresa.
A definição de Responsabilidade Social Empresarial criado por CARROLL continua sendo uma das mais citadas e o modelo conceitual que o mesmo desenvolveu tornou-se á base de muitos programas e modelos de gestão da responsabilidade social. A responsabilidade social das empresas compreende as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade em relação as organizações em dado período.
Carrol concedeu como seções de uma pirâmide as seguintes responsabilidades: Responsabilidade econômica: é dito que á empresa precisa ser lucrativa, e essa a é primeira responsabilidade da empresa. Carrol diz que antes de qualquer coisa, uma empresa é a unidade econômica básica da sociedade, por este motivo tem a responsabilidade de produzir bens e serviços que a sociedade deseja e vendê-los com lucro e todos os papéis que a mesma vier a desenvolver está voltada para o mesmo resultado lucrar.
Responsabilidades legais: no momento em que a sociedade aprova o sistema econômico, permitindo que as empresas assumam seu papel produtivo como parte da efetivação de um contrato social, ela coloca regras básicas sob as quais eles devem operar.
Responsabilidade ética: está é a terceira dimensão,ela se refere á obrigações de fazer o que é certo e justo, minimizando causar danos as pessoas.
Responsabilidade discricionária ou volitiva: esta é a quarta dimensão, diferente as anteriores ela ocorre sem nenhuma sinalização precisa por parte da sociedade, ficando a cargo de escolhas e julgamentos individuais. Está dimensão envolve o comprometimento em ações e programas para promover o bem-estar humano. Concluindo, a Responsabilidade Social Empresarial impõe o cumprimento

Relacionados

  • Sustentabilidade empresarial
    2316 palavras | 10 páginas
  • sustetabilidade
    2615 palavras | 11 páginas
  • LIMA OS Dimenso Tcnica Sustentabilidade
    13454 palavras | 54 páginas