Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Pólo de Apoio Presencial Porto Alegre / RS – Centro
Curso de Administração - Turma: N20 - Semestre: 2º
Profª EAD. Esp. Hellen Prado Benevides Queiroz

RESPONSABILIDADE SOCIAL
E MEIO AMBIENTE

PORTO ALEGRE
2010

INTRODUÇÃO

A partir da Revolução Industrial a humanidade preocupou-se com o progresso e o desenvolvimento,criando várias fábricas, incentivando o consumo e descobrindo formas eficientes de explorar a matéria-prima dos sistemas naturais. O resultado disso foi um impacto ambiental, que culminou na degradação do meio ambiente.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio expressa a necessidade de uma mudança radical e em curto prazo dos padrões de desenvolvimento, para que não ocorra uma tragédia em escalaglobal.
É necessário também equilibrar o planeta, as pessoas e o progresso, o que gera uma responsabilidade entre governos, sociedades e empresas.
Diante da eminência de efeitos danosos à economia mundial, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade.

1. SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é umconceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade eos ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente aceito.1.1- Projetos de Sustentabilidade Ambiental – Eficiência Ambiental

Condição necessária dos projetos de sustentabilidade ambiental para maximizar o bem-estar humano sem superar a capacidade de carga da natureza. A eficiência ambiental se refere ao impacto ecológico da unidade de produto em serviço final, de forma que quanto maior ela seja mais elevada poderá ser a oferta de serviços adisposição dos cidadãos.

1.2- Projetos de Sustentabilidade Ambiental – Sustentabilidade

Enquanto a sustentabilidade constitui o indicador que garante a sobrevivência da espécie humana sem risco de catástrofes ecológicas, a eficiência ambiental constitui a variável de referência para melhorar os níveis econômicos de vida ou incremento da população sem declínio de níveis.
Logo, não setrata somente de reciclar ou apoiar uma instituição não governamental (ONG), mas de um ciclo contínuo de melhoria, tratando de elaboração de projetos de sustentabilidade ambiental para que o empreendimento (funcionários, clientes, fornecedores, etc) sempre busque a sustentabilidade sem sobrecarregar os recursos utilizados.

1. Aplicações da Sustentabilidade no Planejamento de Ações AmbientaisTem havido uma revolução na administração desde a publicação das normas ISO da série 9000 no final da década de 1980, principalmente porque o resultado da sua aplicação produz um efeito cascata, partindo da alta administração de uma organização, atingindo seus fornecedores, além de todos os seus níveis internos e, de alguma forma, seus concorrentes.
Posteriormente, no meio da década de 1990, aspreocupações com o ambiente, impulsionadas pela ECO-92, levaram a ISO a publicar as normas ambientais da série 14000. Ambas as séries tem no Planejamento um de seus requisitos para desenvolvimento de sistemas de gestão, seja da qualidade, no caso da série 9000, ou ambiental, no caso da série 14000.
“Planejamento Ambiental” é uma expressão recente, usada com maior freqüência nos últimos 10 anos....
tracking img