Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL – SÃO LUIS MARANHÃO
EQUIPE DELTA
CHARLES VAZ CUNHA –
CRISTIANE ARAUJO DOS SANTOS –
RÔMULO MARTINS VIDAL –
LUIZ RAIMUNDO PINHEIRO-
NEUDIMAR ALMEIDA DO NASCIMENTO –
CRISTINA RAUJO DOS SANTOS –

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE:
DESAFIO DA APRENDIZAGEM

SÃO LUIS – MA
2010

EQUIPE DELTA
CHARLES VAZ CUNHA –CRISTIANE ARAUJO DOS SANTOS –
RÔMULO MARTINS VIDAL –
LUIZ RAIMUNDO PINHEIRO-
NEUDIMAR ALMEIDA DO NASCIMENTO –
CRISTINA RAUJO DOS SANTOS –

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE:
DESAFIO DA APRENDIZAGEM

Trabalho de conclusão da disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente do curso de Administração 2º semestre da Universidade Anhanguera Uniderp – pólo São Luis MA como requisitopara complementação de nota,orientado pelo tutor presencial Ricardo Lins e pelos tutores Carlos Kuntzel e Hellen Queiroz.

SÃO LUIS – MA
2010

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...............................................................................04
2.DESAFIO DA APRENDIZAGEM.......................................................052.1.Sustentabilidade........................................................................05
2.2.Política Nacional do Meio Ambiente...........................................08
2.3. Saneamento Ambiental.............................................................10
2.4.Planejamento Ambiental............................................................12
3.CONCLUSÃO.................................................................................184.REFERÊNCIAS...............................................................................20

Introdução

Sustentabilidade
É um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade  humana, de tal forma que a sociedade e seus membros e as suas economiaspossam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas  naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida dessas idéias.
Política Nacional do Meio Ambiente
Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, umaespécie de marco legal para todas as políticas públicas de meio ambiente a serem desenvolvidas pelos entes federativos. Anteriormente a isso cada Estado ou Município tinha autonomia para eleger as suas diretrizes políticas em relação ao meio ambiente de forma independente, embora na prática poucos realmente demonstrassem interesse pela temática.
Porém, a partir desse momento começou a ocorrer umaintegração e uma harmonização dessas políticas tendo como norte os objetivos e as diretrizes estabelecidas na referida lei pela União. Um aspecto importante disso foi a criação do Sistema Nacional do Meio Ambiente, um sistema administrativo de coordenação de políticas públicas de meio ambiente envolvendo os três níveis da federação que tem como objetivo dar concretude à Política Nacional do MeioAmbiente.
SANEAMENTO AMBIENTAL
O saneamento ambiental pode ser compreendido como o conjunto de ações que visam melhorar a salubridade ambiental contemplando o abastecimento de água em quantidade e qualidade, a coleta, tratamento e disposição final adequada dos resíduos líquidos, sólidos e gasosos, a prevenção e o controle do excesso de ruídos, a drenagem das águas pluviais, promoção da disciplinasanitária do uso e ocupação do solo, o controle ambiental de vetores de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializados.
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Planejamento ambiental é segundo o dicionário virtual Aurélio – Século XXI (versão 3.1), é o “processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução...
tracking img