Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso: Serviço Social

ATIDIDADES DO MÓDULO: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Aluno: Sheila de Lima Maria

ITAPIPOCA – CE
26/11/2010
Introdução
O meio ambiente comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetamos ecossistemas e a vida dos humanos.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
* Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural sem uma massiva intervenção humana, incluindo toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e naturais que podem ocorrer em seus limites.
* Recursos e fenômenos físicos universais quenão possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.
O meio ambiente é composto por: água existente nos oceanos, rios, córregos, lagos e lagoas. Tambémé composta por camadas atmosféricas, a atmosfera terrestre pode ser dividida em cinco camadas principais. Essas camadas são determinadas principalmente pelo aumento ou redução da temperatura de acordo com a altura. Da mais alta a mais baixa, essas camadas são: exosfera, termosfera, mesosfera, Estratosfera e Troposfera. Outras camadas: Ozonosfera, Ionosfera, Homosfera, heterosfera e Camada limiteatmosférica.
Os descuidos com o meio ambiente vêm provocando uma serie de consequências uma delas é os Efeitos do aquecimento global que está sendo estudado cada vez mais por um grande consórcio global de cientistas, que estão cada vez mais preocupados com os efeitos em potenciais em longo prazo do aquecimento global em nosso ambiente natural e no planeta. De especial preocupação é como a mudançaclimática e o aquecimento global causado por antropogênicos, ou liberação de gases do efeito estufa feitos pelo homem, mais notavelmente o dióxido de carbono, podem interagir, e ter efeitos adversos sobre o planeta, seu ambiente natural e a existência humana. Esforços têm sido cada vez mais focados na mitigação dos gases estufa que estão causando mudanças climáticas, no desenvolvimento deestratégias de adaptação para o aquecimento global, para ajudar homens, espécies de animais e plantas, ecossistemas, regiões, e nações em se adequar aos efeitos do aquecimento global.
Com tudo isso foi surgindo várias maneiras de evitar que o planeta Terra se degrade, como por exemplo, a sustentabilidade ambiental que dar outro modo de vida para as pessoas, um modo de vida que não agride os recursosnaturais da Terra assim então aproveitando os mesmos de forma limpa.

Sustentabilidade
A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas paraos setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
Pode-se exemplificar esse conceito com a medida e com o investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível,que por mais que não tenha a mínima autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no...
tracking img