Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração

responsabilidade social do meio ambiente
ETAPA 1: SUSTENTABILIDADE

Sorocaba
2010.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

O objetivo deste trabalho é analisar conceitos e aplicações na questão do
planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município.
Atualmente é comum ouvirmos falar em Sustentabilidade.
Existem inúmeras aplicações aoconceito, como por exemplo, a sustentabilidade econômica, ambiental, transporte, etc. Como citado acima, vamos focar nosso estudo na sustentabilidade ambiental.
Porém, o que é sustentabilidade?
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecosistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter ascondições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.
As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de desenvolvimento do milénio procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental, através de quatro objectivos principais:
1. Integrar osprincípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
2. Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade.
3. Reduzir para metade a proporção de população sem acesso a água potável e saneamento básico.
4. Alcançar, até 2020 uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar dapobreza.
Sorocaba
2010.
Resumindo:
“Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Podemos ainda pensar: “O que isso tudo significa na prática?”

Sorocaba
2010.

O conceito de sustentabilidade “na prática” representa promover o uso ou a exploração de áreas ou de recursos planetários(naturais ou não) de forma a impactar o menos possível no equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para sua existência. Pode parecer um conceito de implementação difícil e complicada e, em muitos casos, economicamente inviável. Claro que, não é bem assim.
As atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extraçãovegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e outras, como o desenvolvimento urbano aliado às práticas sustentáveis, revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, tivemos exemplos benéficos diante das idéias de projetos empresariais que previam como tópico de extrema relevância os parâmetros de sustentabilidade, destaforma, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta.
Sendo assim não foi possível mais postergar a aplicação destes conceitos nas administrações municipais, visando o progresso seja no âmbito habitacional, infra-instrutora viária, comercial, política e principalmente a introdução do conceito no currículo educacional das crianças desde a pré-escola aos maiselevados objetivos acadêmicos, promovendo desta forma, o desenvolvimento humano sempre com “lentes” críticas à sustentabilidade.
Municípios cuja administração aplica metodologias que permitem análises críticas a todos seus projetos, estará conquistando posição de destaque nas avaliações político sociais, pelas mais renomadas instituições governamentais ou não, de todo o planeta, desta forma,conquistando ou elevando sua credibilidade, sendo recompensada com inúmeras oportunidades de investimentos corporativos, tanto quanto bem estar social.
Sorocaba
2010.

Muitas comunidades que sofriam com doenças de todo tipo, provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças tornaram-se mais críticas e exigentes junto ao poder público, justamente pela educação aplicada, como...
tracking img