Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PEDAGOGIA









RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE









Professora: Débora de Araujo soares
Acadêmicos: Adriele Tapparo – RA 2604478738, Juliana Letti – RA, Márcia M. Rosário – RA 2306325291









Passo Fundo, novembro de 2011
Introdução


O modo como o homem vem utilizando-se dos recursos naturais, deforma inconseqüente está comprometendo seriamente o meio ambiente.
Essa utilização irresponsável dos recursos naturais, a partir da consciência que implica uma responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios para a humanidade contemporânea.
Por isso surgem novas tendências que indica um novo cenário com novas concepções e processo político, técnico e legais.
O planejamento ambientalpassa a existir como um mecanismo de ação que pode contribuir para uma transformação social, que busque novas alternativas de subsistência e minimize os danos causados ao nosso meio ambiente, permitindo a sua restauração.
Sustentabilidade é o desenvolvimento presente garantindo o futuro para as próximas gerações. È um sistema econômico e de produção que todo mundo sabe, todo mundo quer, mas poucosbotam em prática.


















Sustentabilidade


É independência, bem estar, é consumir sem danificar o ambiente, utilizando de seus recursos, aquilo que ele pode suportar, enfim poderia citar inúmeros conceitos de sustentabilidade, mas o que mais se encaixa neste âmbito seria o de serem programas e ações visando à promoção de uma sustentabilidade, que incorporetrês fatores: O ambiental, pressupondo a manutenção da integridade e da capacidade de suporte dos ecossistemas e da biodiversidade; a social, que incide na tomada de decisão e no desenvolvimento, e a econômica que expressa pela igualdade e eficiência.
De acordo com a definição citada acima observamos que a sustentabilidade tem que fazer parte de um sistema que envolva o meio ambiente, aeconomia e a sociedade, agindo em conjunto e envolvendo a atuação integrada de setores políticos, educacionais e de saúde pública de um município.
Alguns aspectos devem ser levados em conta para que projetos de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município sejam considerados ecologicamente sustentáveis.
No que se refere ao saneamento básico este aspecto deve promover ocomprometimento da sociedade e sustentabilidade das ações constituindo importante espaço para a articulação da política de saneamento básico com as políticas públicas de educação, saúde, desenvolvimento urbano e meio ambiente. As iniciativas de educação ambiental devem ser continuadas e transformadoras, devem ainda desenvolver processos de sensibilização, comunicação, mobilização, informação,formação e contribuir para o controle social, a universalização do saneamento básico e a construção de sociedades sustentáveis.
“O saneamento básico é um direito público e requer exigência social, as ações de saneamento se constituem em meta social diante da essencialidade á vida e ao ambiental”. (Borja, 2005)
O saneamento básico é uma das principais dificuldades que a população enfrenta e umdos grandes desafios das políticas públicas.
Esta atividade relaciona-se com o abastecimento de água, limpeza urbana, canalização, tratamento da água, tratamento de esgotos, coleta e tratamento de resíduos sólidos (orgânicos) e materiais (através de reciclagem), drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, sendo esses serviços considerados saneamento básicos é um conjunto de métodos adotados numadeterminada região que propõe procedimentos que visa adquirir uma situação de higiene e saúde para os habitantes, tendo como aliada a sustentabilidade para o nosso planeta.
Tomando todas estas medidas de saneamento básico, é provável garantir condições de saúde para todos, proporcionando uma água potável de maior qualidade, evitando contaminações e propagação de doenças e garantindo a...
tracking img