Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social e Meio Ambiente1
Acertos: 1
Analise a figura a seguir. Ela representa os vários níveis tróficos

a. Cadeia alimentar.

2
Acertos: 1
São considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO:

e. Uma aeronave brasileira.

3
Acertos: 1
Analise a figura a seguir. Ela demonstra um movimento que permite a renovação da vida no planeta Terra.

b. Aociclo biogeoquímico da água.

4
Acertos: 1
(Adaptada de FGV 1996)
Biodiversidade, ou diversidade biológica, é um tema bastante atual e importante para o Brasil, pois abre excelentes perspectivas de acesso às modernas tecnologias, além de oportunidades para troca de experiências e intercâmbio com a comunidade científica internacional de diversos níveis. Alargam tais perspectivas o fato de oBrasil estar entre os cinco primeiros países que possuem a maior variedade de organismos vivos, comunidades e ecossistemas.
Assinale a alternativa que define biodiversidade:

d. Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos que compõem a vida na Terra.

Aula-tema 02: Panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticas públicas emergentes
1
Acertos: 1
OIntergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo.
Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para9 GTCs. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
Resposta correta: A alternativa correta é: o consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.
Comentário resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede para assinalar a questão incorreta. Nesse caso, para alcançar a meta de 9 GTCs até 2050, o consumo de energia deverámerecer atenção especial na infraestrutura de novas construções residenciais, comerciais e industriais, desde o projeto de implantação até a operação de novos prédios, assim como os antigos, utilizando-se fontes alternativas de energia.
2
Acertos: 1
(Feevale 2007)
Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas para reduzir a emissão de gases poluentes. Desdeo século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevação da temperatura em todo o planeta, ochamado aquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.
Resposta correta: Dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.
Comentário resposta correta: Parabéns! O aumento do dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera leva a uma maior absorção da radiação infravermelha, agravando o efeito estufa, o que eleva atemperatura global e produz alterações climáticas, trazendo danos sociais, econômicos, políticos, ecológicos e culturais.

3
Acertos: 1

Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03.
"A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista...
tracking img