Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A autora relaciona o tema abordado com os primeiros filósofos, fazendo uma retrospectiva do surgimento da palavra Ser, através da indagação "O que é Ser?"

Começa a falar de pensadores, os primeirofilósofos ocupavam-se com a origem do mundo o Kosmo, com isso, a filosofia nascente tornou-se ontológica. Uns dos pensadores, foram :
Aristóteles – que afirmava, que o conhecimento é dividido emsete graus: sensação, percepção, imagem, raciocínio e intuição, sendo que o conhecimento é atingido quando houver uma divisão entre o sensível e o intelectual. Distinção dos campos do conhecimentoverdadeiro, sistematizado por Aristóteles em três ramos o teorético, prático e técnico.
Platão – afirmava que conhecer a diferença entre a ilusão e a verdade, para alcançar a "verdade absoluta" oconhecimento dividem em quatro graus: crença, opinião raciocínio e intuição intelectual. O primeiro exemplo de conhecimento verdadeiro é o da Matemática, pois ela afasta o sentido ilusório e não reduzem ameras opiniões subjetivas
Segundo os sofistas não conhecemos o Ser, mas temos opiniões subjetivas do Ser, ao contrário Sócrates diz que a verdade pode ser conhecida basta afastarmos as ilusões dossentidos ou das palavras ou das opiniões assim alcançara a verdade ultrapassando a realidade e chegando na essência.
Os pensadores mais modernos separavam a fé da razão e a teoria do conhecimento .Volta-se para a relação entre o pensamento e as coisas, a consciência e a realidade, o entendimento e a realidade; em suma, o sujeito e o objeto do conhecimento. Os filósofos eram :
Descartes – que criouum procedimento, a dúvida metódica, pelo qual o sujeito do conhecimento, analisando cada um de seus conhecimentos, conhece e avalia as fontes e as causas de cada um, a forma e o conteúdo de cada um, afalsidade e a verdade de cada um e encontra meios para livrar-se de tudo quanto seja duvidoso perante o pensamento.
Locke – que foi o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita porque se...
tracking img