Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Curso: Administração Período letivo: 2011/2
Semestre: 2º
Unidade Didática: responsabilidade Social e Meio Ambiente
Professor EAD: Edilene Maria de Oliveira

Conceito de Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações eatividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Segundo estes parâmetros, a humanidade pode garantir odesenvolvimento sustentável.
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um principio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidadespresentes não pode comprometer a satisfação das necessidades futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.
A definição do termo ”sustentável” provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer; apoiar; conservar; cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve“suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas necessidades”.
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional paradiscutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção internacional especialmente para as questões relacionadas coma a degradação ambiental e a poluição que não se limita ás fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem. A declaraçãode Estocolmo, que se traduziu em um Plano de ação, define princípios de preservação e melhoria do ambiente natural, destacando a necessidade de apoio financeiro e assistência técnica a comunidades e países mais pobres. Embora a expressão “desenvolvimento sustentável” ainda não fosse usada, a declaração no seu item 6, já abordava a necessidade impar “defender e melhorar o ambiente humano para asatuais e futuras gerações”- Um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social.
Nos últimos anos, o conceito da sustentabilidade tem sido proposto e utilizado como referência para o planejamento das atividades humanas, a exploração e a conservação do meio ambiente e a democratização de decisões na sociedade. Apesar disso, nem sempre é abordado de maneiraobjetiva, e sua característica subjetiva permite que muitas vezes, seja usado apenas como instrumento de propaganda. Isso porque tem se verificado uma dificuldade na aplicação dos conceitos associados ao termo, tanto por barreiras criadas pelos interesses econômicos em detrimento do capital, influenciando até mesmo os aspectos culturais de nossa sociedade, como pela falta de critérios práticos efuncionais que permitem a sua incorporação de maneira mais consistente.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade, até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
* Ecologicamente correto;
* Economicamente viável;
* Socialmente justo;
* Culturalmente diverso.
Seria...
tracking img