Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Sustentabilidade

Há enormes desafios em relação ao futuro da humanidade.
As conseqüências do aquecimento global tem sido muito divulgada pela mídia, reproduzindo relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC. E desse modo houve uma mudança de consciência da população, com uma demanda de repertório de ações e política nadireção de uma sociedade mais sustentável.
Estamos assistindo um enorme volume de campanhas publicitárias que se utiliza da sustentabilidade, sem que seja possível se entender bem o que elas representam e se de fato tudo não passa de publicidade, sem compromisso com as transformações necessárias para salvar os direitos das futuras gerações a um planeta saudável. O mais importante desse conceitoé o direito dos filhos e netos ao desfrute do meio ambiente capaz de oferecer boas condições de vida, e melhor falando não será possível manter o que ocorre atualmente de impacto das atividades econômicas sobre os recursos naturais e o meio ambiente, razão onde teremos uma mudança no campo de consumo.
Com essas mudanças na próxima década haverá uma exigência do consumidor aos bens e serviços poreles demandados, essa transição é resultado da incorporação dessas novas exigências que reduzam efetivamente a emissões de gases efeito estufa, tendo menor uso de recursos naturais e que legislações sociais sejam observadas.
Esta década será marcada por uma transição na direção da sustentabilidade, os estabelecimentos buscarão processos inovadores que garanta uma sociedade diferente einovadora. A política será valorizada juntamente com as ONGs e os setores empresariais comprometida com essa nova sociedade, cuja a função exercerá uma mediação legítima, usando um arsenal de instrumentos de estímulos e desestímulos de comportamentos, os produtos e bens ambientalmente corretos passarão a ser uma contribuição.
Essa demanda significará aumento do preço dos produtos e serviços,prejudicando a base social em termos de acesso aos mesmos, entretanto a não incorporação desses novos critérios ambientais e sociais a médio e longo prazo
repercutem sobre os mais pobres, uma vez que a socialização dos prejuízos na maior parte das situações os preços excluem os reais custos. Uma fábrica ao lançar poluição nos rios está socializando os prejuízos e fazendo com que o Poder Público investapara recuperar os impactos ambientais desta conduta.
Nesta década será marcada pela sustentabilidade, sem ação poderá trazer repercussões negativas para aqueles que acreditam que tudo não passa de um “sonho”. Empresas, governos e ONGs que não tiverem compromisso com a sociedade e as transformações, correm o risco de perderem a credibilidade que é muito difícil adquiri-la e fácil perde-la. Oobjetivo é facilitar o ato de inovar e por em prática processos industriais que melhorem as condições ambientais do planeta.

Politica Nacional do Meio Ambiente

O pais passou a ter uma importante Política Nacional do meio ambiente, porém começou uma integração e harmonia dessa política, com objetivo estabelecidos pela lei nº 6.938/81.
Anteriormente cada Estado ou Município tinha autonomiapara eleger suas diretrizes políticas em relação ao meio ambiente de forma independente, embora na prática demonstrassem apenas interesses pelo tema.
Á partir disso houve uma integração e harmonização dessas políticas tendo como base as diretrizes estabelecidas pela lei. Um ponto importante foi a criação Do Sistema Nacional do meio ambiente, que envolvem os três níveis da federação que tem comoobjetivo concretizar a política Nacional do meio ambiente. Esse trabalho estuda os aspectos gerais dessa política, que são o conceito, objetivo, os princípios, os instrumentos e o Sistema Nacional do meio ambiente. Essa pesquisa visa a servir de introdução ao tema para aqueles que não conhecem o assunto.
A lei em questão define conceito básicos como o do meio ambiente de degradação e poluição e...
tracking img